Acessibilidade

Fique por dentro

Relações Internacionais

Participação da Faculdade Internacional Signorelli na Cátedra Virtual Latino Americana

A Cátedra Virtual é um projeto da Universidade Nacional de Cuyo de Mendoza – AR em parceria com quatro Instituições diferentes, em quatro países distintos: Argentina, Brasil, Chile e México, numa proposta de intercomunicação com mediação pedagógica alternativa: combinar presencial idade e distância através da virtualidade.
Nos dias 10 e 11 de outubro foi realizado o I Módulo da Oitava Edição da Cátedra Virtual Latino Americana, contemplando a temática As raízes da desigualdade, ministrada pela Professora Camila Belarmino, através de sua exposição sobre o desafio de superação da desigualdade latino-americana.
Nos dia 24 e 25 de outubro foi realizado o II Módulo da Oitava Edição da Cátedra Virtual Latino Americana, com a temática O diálogo social e políticas públicas de trabalho, qualificação e geração de renda: a institucional idade da conformação social na atualidade proferida pelo Professor Bruno Oliveira Vicente

VII Intercâmbio Latinoamericano entre Brasil e Argentina

Cátedra Virtual

A Faculdade Signorelli iniciou sua participação no dia 21 de agosto em um grandioso projeto educacional que propõe uma forma de mediação pedagógica alternativa, combinando presencialidade e virtualidade. Trata-se da Cátedra Virtual, que integra instituições de quatro países: Argentina, Brasil, Chile e México.
A proposta da Cátedra Virtual parte de uma convicção: diante do estado atual da globalização e da confirmação dos blocos político-econômico-culturais, nenhum país é hoje viável individualmente. Além dos fluxos comerciais e dos acordos econômicos, faz-se necessário viabilizar a integração dos povos.
E é nessa perspectiva, de integração por meio da educação, da informação e dos contatos humanos, que se desenvolve a Cátedra Virtual.
Em cada semestre, acontecem cerca de dez encontros onde as Instituições participantes (Faculdade Internacional Signorelli, Universidade Nacional de Cuyo, Universidade Autonoma de Novo León e Universidade do Pacífico) realizam exposições sobre um tema comum com os olhares específicos da realidade de cada país.
Os alunos participantes do projeto dos quatro países estão integrados por meio de uma plataforma educacional. Mais do que participar dos encontros presenciais, os estudantes brasileiros continuam em contato com os estudantes dos demais países para desenvolverem juntos trabalhos de análises sobre as diferentes perspectivas. Assim, na Faculdade Internacional Signorelli pretende-se dar oportunidade aos alunos de conhecer de perto o pensamento da América Latina. Esse projeto também possibilita o contato com o idioma espanhol e com a cultura de cada país, além de, a cada encontro, transformar os alunos em verdadeiros cidadãos do mundo.

Inscreva-se!: Envie um e-mail à Divisão de Relações Internacionais, informando sua intenção em participar do projeto.
Entraremos em contato com você: relacoesinternacionais@signorelli.edu.br

Jornada Mundial da Juventude

Realizada na Cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, com a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional como pontífice.
Mais de três milhões de pessoas participaram da Jornada, que contou com eventos abertos ao público em Copacabana, bairro que praticamente sediou a Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, e em diversas paróquias. Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a JMJ, um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma mesma cidade e em um mesmo período,oriundos de diversos países. O Instituto de Gestão Educacional Signorelli, em atendimento às suas políticas Educacionais e ao seu Programa de Internacionalização, esteve junto à Jornada Mundial da Juventude, abrigando e amparando jovens argentinos da cidade de Mendoza.

Parceria da FISIG e Universidade Nacional de Cuyo na Rio + 20

Estamos vivenciando um momento histórico no mundo. Após 20 anos da ECO 92, que abordou o tema "Meio Ambiente e Desenvolvimento", o Rio de Janeiro reúne novamente chefes de estado e comunidades acadêmica e civil para uma atual análise mundial: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio + 20.
Realizada entre 13 e 23 de junho de 2012, a Rio + 20 renova o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e versa sobre dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Considerando que a Rio + 20 deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e que é um evento de extrema importância para toda a humanidade, participar ativamente deste encontro é compromisso fundamental das Instituições de Ensino.
Neste contexto, a FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI e a UNIVERSIDADE NACIONAL DE CUYO, com uma parceria que já dura 6 anos no desenvolvimento de programas de Mestrado e Doutorado, intercâmbios estudantis, pesquisas científicas e diversas atividades de cooperação internacional, uniram-se mais uma vez para uma participação conjunta na Rio + 20.

Atividades

Um grupo de professores e alunos da UNCuyo, dirigidos pelo Secretário de Relações Internacionais, Carlos Abihaggle, deslocou-se ao Rio de Janeiro e, juntamente aos alunos, professores e Divisão de Relações Internacionais da Signorelli, estão participando ativamente das atividades oficiais da grande Conferência das Nações Unidas.
O grupo participou ativamente dos "Diálogos Sustentáveis", evento oficial que ocorreu nos Pavilhões do Riocentro e que abordou temas prioritários da agenda internacional de sustentabilidade, como água e florestas.
Também houve a participação no "Seminário Internacional Territórios sem Fronteiras", ocorrido no Museu de Arte Contemporânea da cidade de Niterói, onde o Secretário de Relações Internacionais da UNCuyo realizou uma palestra.
Destaca-se, ainda, a presença dos estudantes e professores nos seguintes eventos: "Cúpula dos Povos", realizado na Praia do Flamengo; "World Green Summit", realizado no Parque dos Atletas; e "Global Town Hall", também realizado no Parque dos Atletas.
Além dos citados, argentinos e brasileiros estiveram juntos em diversas exposições, feiras e eventos paralelos envolvendo a Rio + 20, participando ativamente das discussões e resoluções para um planeta sustentável.

Oficina Binacional de Integração do Observatório Nacional de Internacionalização da Educação Universitária

Foi publicada, na página na Universidade Nacional de Cuyo, o registro da participação do Reitor da Faculdade Internacional Signorelli, Prof. Hércules Pereira, no Ato de Inauguração do Primeiro Encontro, do projeto do qual a Faculdade Signorelli também fará parte, "Oficina Binacional de Integração do Observatório Nacional de Internacionalização da Educação Universitária", na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina.

Concurso promovido pelo jornal O Globo: Quatro bolsas de Intercâmbio

Ao longo de duas semanas fomentamos a sua curiosidade sobre quatro bolsas de Intercâmbio para três destinos norte-americanos e um canadense. Em 22 de abril, foram abertas as inscrições para os interessados no concurso. Como podem verificar no site do jornal O Globo, esse concurso irá se passar em quatro fases e, cada uma delas, com destino a uma cidade específica.
O Globo procura encontrar pessoas que se encaixem no perfil de cada cidade, para que esta experiência seja compatível com suas personalidades. O primeiro destino será Nova Iorque, e as inscrições já estão abertas, encerrando-se em 13 de maio. A ideia é que o candidato produza um filme, texto ou fotos que demonstre sua identificação com o perfil desejado.
O perfil para quem deseja ir a Nova Iorque é de pessoas cosmopolitas e muito antenadas.
O segundo destino será Vancouver, o terceiro Washington e, por último, São Francisco.
O resultado da bolsa para Nova Iorque já será divulgado em 27 de maio.
Mais informações aqui

Cátedra Virtual Latinoamericana 2013

No último dia 4 de Abril demos início a mais uma edição do Projeto Cátedra Virtual Latino Americana. As Universidades que estão envolvidas neste projeto são: UIS (Brasil); UNCuyo (Argentina); ULA (Bolívia); UDP (Chile) e UMSA (Venezuela).
"Como superar as Desigualdades na América Latina", nas suas várias vertentes, é o macro tema desta cátedra".
Durante este Módulo I: "História e Pensamento" foram apontadas desigualdades sociais, políticas e econômicas no contexto histórico e filosófico da América Latina. Regionalismo e Políticas de integração também fizeram parte desta agenda.
O Módulo II: "Direito e Política" será já nos próximos dias 25 e 26 de Abril. Não perca a oportunidade de participar deste encontro internacional que se realiza em nossa Faculdade!

Professoras do Ensino Fundamental participam de Curso de Pintura

No período de 28/01 a 01/02/13 as professoras do Ensino Fundamental I do Colégio Internacional Signorelli participaram de um curso de pintura intitulado "Pinceladas básicas e técnicas para o uso de pinturas em diferentes superfícies", ministrado pela professora argentina Ana Glescic.
Durante as 22h de duração do curso, as professoras desenvolveram técnicas e aprenderam novos trabalhos para ensinar aos alunos. O objetivo é fortalecer nos pequenos estudantes o interesse e a habilidade para as artes.

A XI Edição da ONU Jr.

A XI Edição da ONU Jr aconteceu no período de 11 a 15 de outubro de 2013, com a representação do Colégio Internacional Signorelli pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio: Letícia Covas Fernandes Fonseca e Víctor Bastos Bergamini.
O projeto Onu Jr. teve seu início no ano de 2003, a partir de uma iniciativa de um grupo de jovens que buscavam trazer os modelos de simulações de Relações Internacionais para os estudantes de Ensino Médio do Rio de Janeiro, tendo hoje, o reconhecimento pela própria ONU.

Prêmio Top Educacional da ABMES

Faculdade Internacional Signorelli recebe Certificado de Participação no Prêmio Top Educacional da ABMES Criado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas universidades, faculdades e centros universitários.
Nesse contexto, a Divisão de Relações Internacionais elaborou no ano passado um projeto contendo todas as ações realizadas na Instituição envolvendo a Internacionalização do Ensino. Ensino, pesquisa, extensão, inovações curriculares, avaliações institucionais, modelos de gestão, inclusão social e proteção ao meio ambiente.
Estes são alguns dos temas pelos quais passam as propostas destacadas pelo Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, que já está em sua 19ª edição.
Com nossa participação no Prêmio, certamente logramos destacar e divulgar as iniciativas e o trabalho que está sendo fomentado pelas Relações Internacionais na Faculdade Internacional Signorelli.

A Jornada Mundial da Juventude

Realizada na Cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, com a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional como pontífice.
Mais de três milhões de pessoas participaram da Jornada, que contou com eventos abertos ao público em Copacabana, bairro que praticamente sediou a Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, e em diversas paróquias. Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a JMJ, um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma mesma cidade e em um mesmo período,oriundos de diversos países. O Instituto de Gestão Educacional Signorelli, em atendimento às suas políticas Educacionais e ao seu Programa de Internacionalização, esteve junto à Jornada Mundial da Juventude, abrigando e amparando jovens argentinos da cidade de Mendoza.

Onu Jr. Edital de Seleção 2013

Visando inserir os alunos do Colégio em eventos que oportunizem seu crescimento enquanto estudantes e que colaborem para sua formação enquanto cidadãos globais, o Colégio Internacional Signorelli participará, pela segunda vez, do ONU Jr, Modelo de Simulação das Nações Unidas.

EDITAL DE SELEÇÃO para a participação!
Baixe aqui o texto "ABC da ONU"
Baixe aqui o texto "60 Maneiras das Nações Unidas fazerem a diferença"

Cátedra Virtual

No dia 6 de junho realizamos a transmissão no IV Módulo da Cátedra Virtual Latino Americana, cujo tema foi Ecologia e Recursos Naturais.
Nesta data, tivemos uma inovação na apresentação da Faculdade Internacional Signorelli, os estudantes do Curso de Pedagogia, Giselle Gaudard, Flaviana dos Santos e Gabriel coelho, participantes da Pesquisa Diagnóstica Ligada às Ecobarreiras do Sistema Lagunar da Baía de Guanabara, pesquisa esta coordenada pelo Prof. Maurício Magalhães, exibiram ao público, das outras 4 Universidades participantes, os resultados obtidos, até o momento, com a Investigação Científica que vem sendo realizada pelos referidos alunos.
Vale ressaltar que se tratou da primeira apresentação da Pesquisa Diagnóstica tendo entre o público, participante - países da América Latina. Em sequência , nos dias 24 e 25 de junho, deu-se a realização do último módulo desta edição da Cátedra.
O tema, desta vez, foi Arte e Cultura e fomos brindados pelas brilhantes exposições dos professores da Faculdade Internacional Signorelli:, Prof. Camila Belarmino (Arte, História e Escravidão) e do Prof. Roberto Nunes Bittencourt (Uma revolta contra o destino do homem: ou a arte e os desafios de superar a desigualdade latino-americana).O Prof. Roberto também é professor do Colégio Signorelli.
Agradecemos àqueles que contribuíram para o sucesso da Cátedra Virtual que, certamente, renderá belos frutos em um futuro próximo. Podemos afirmar, a partir desta experiência que, com os devidos ajustes e conhecimento mútuo das culturas mais diversas, é possível, sim, haver a Integração Regional!

Cátedra Virtual Módulo III

Nos passados dias 9 e 10 de Maio realizou-se mais um encontro da Cátedra Virtual 2013. "O Desafio de Superar a Desigualdade Lationoamericana". Os sub temas debatidos foram Economia e Sociedade.
Da Signorelli, no dia 9 de Maio, a Professora Rosimeri Costa, apresentou, "A Evolução e a Revolução da Escrita - Um Estudo Comparativo". No dia 10, foi mais uma vez, o Professor Vinicius Maciel que apresentou o tema, "Economia Brasileira x Desigualdade Social". O próximo encontro, Módulo IV "Ecologia e Recursos Naturais", acontecerá já nos próximos dias 5 e 6 de Junho, quarta e quinta-feira. Aguardamos ansiosamente a participação de todos os estudantes, funcionários e Docentes.

Cátedra Virtual para integração Latinoamericana - Módulo II/13

Mais uma Cátedra Virtual foi realizada com sucesso entre as Universidades e Faculdades que trabalham em parceria para este projeto.
O Módulo II: "Direito e Política" reforçou como estas duas ciências tem influência na organização e na demanda dos Estados. No campo político, abordaram-se Políticas Públicas, Justiça e Legalidade e Educação. No campo de Direito, falou-se de legislação regional e continental, e de como estas influenciam as relações e o desenvolvimento dos países Latinoamericanos. Os professores da FISIG que nos prestigiaram foram a Professora Clarissa do Rêgo Barros com, "Políticas Públicas para Superação das Desigualdades na América Latina" e o Professor Vinícius Maciel com, "Estado Democrático de Direito x Desigualdades Socais".
O Módulo III será nos próximos dias 9 e 10 de Maio, das 10h às 18h. São sempre muito bem-vindos todos os estudantes, docentes e funcionários que queiram assistir e participar na Cátedra.

I Fórum Internacional de Sustentabilidade

Fazendo um link com a Rio + 20, foi realizado no Auditório principal da Faculdade Internacional Signorelli, o I FORUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE, onde alunos da UNCuyo e da Signorelli apresentaram suas pesquisas, desenvolvidas cada grupo no seu país, sobre sustentabilidade.
O Forum, realizado em 18/06/12, contou com a presença do Presidente do Grupo Educacional Signorelli, Professor Hércules Pereira, e com o Diretor de Relações Internacionais da UNCuyo, Contador Carlos Abihaggle.
A UNCuyo apresentou duas pesquisas: a primeira sobre “Mudanças Climáticas e Fisiologia da Videira”, coordenada pelo Professor Ms. Juan Bruno Cavagnaro e desenvolvida pelos alunos Maria Constanza Garde, Victor Darío Llorca e Virgínia Giordano Garde; e a segunda sobre “Seleção de critérios e indicadores de sustentabilidade para a formulação de novas políticas de vitivinicultura na Argentina”, coordenada pela professora Ms. Laura Abraham e desenvolvida pelos alunos Yamila Meljim e Andres Abraham.
A Faculdade Signorelli apresentou uma pesquisa sobre as “Ecobarreiras”. O trabalho foi coordenado pelo Professor Ms. Maurício Magalhães e desenvolvido pelas alunas Ligia Almeida Dias, Maria José de Jesus dos Santos, Giselle Gaudard Lopes da Silva e Keyzuko Yoko Hellen Wealletshallen.
A integração entre as duas instituições e entre os dois países (Argentina e Brasil) fortaleceu a busca conjunta para um mundo melhor, mais verde e saudável e evidentemente representou o esforço individual das Instituições em contribuição à Rio + 20.

Concurso Internacional de Cartas

Os estudantes do 9º ano do E.F, 1º e 2º ano (até 15 anos de idade) do E.M, do Colégio Internacional Signorelli participaram, pelo primeiro ano, do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, cuja iniciativa vem sendo promovida, anualmente, pela União Postal Internacional, com sede na Suíça.
O objetivo do Concurso é "desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à delicadeza de seu pensamento, despertar neles o gosto pela escrita de cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da UPU."
O tema da Redação foi “ESCREVA UMA CARTA A ALGUÉM PARA LHE EXPLICAR POR QUE A ÁGUA É UM RECURSO PRECIOSO”, o qual é bastante atual e está de acordo com o tema do Ano de Cooperação pela Água, da UNESCO.
Para a 1ª fase do Concurso, que é realizado em 3 etapas: a estadual, a nacional e a internacional, o Colégio deveria selecionar apenas duas redações entre todas as participantes. As alunas do 9º ano, Giulia Paladini Eloi Rodrigues e Amanda Ellen Silva de Freitas tiveram suas redações selecionadas e enviadas para a Etapa Estadual.
As alunas estão de parabéns por desenvolverem um tema to importante com a qualidade com que o fizeram!!! No próximo ano participaremos novamente deste Concurso Internacional, com toda certeza!

Mais uma conquista do Colégio Internacional Signorelli!

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!