Curso: Tecnólogo em Marketing
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro Universitário Internacional Signorelli tem por objetivo a formação do profissional de Marketing, tendo como princípio a formação ética, o senso crítico e a responsabilidade social. Oferecendo uma sólida formação técnica, científica e profissional, capacitando-o a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.
Duração: 2 anos (4 períodos)
Carga horária: 1.892h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: Gestão e Comunicação
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 466h |
---|---|
Introdução à Administração | 80h |
Matemática | 80h |
Contabilidade Geral | 80h |
Comportamento Humano | EAD | 80h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Tópicos Especiais: Ética Profissional ou Relações Étnico-raciais | EAD | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 46h |
Eixo: Gestão e Estratégia
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 466h |
---|---|
Gestão de Pessoas | 80h |
Cálculos Financeiros | 80h |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 80h |
Gestão Estratégica | 80h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo ou LIBRAS e Inclusão | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 46h |
Eixo: Gestão e Mercado
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 500h |
---|---|
Fundamentos do Marketing | 80h |
Gestão de Projetos | 80h |
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado | 80h |
Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho | 80h |
Sistemas de Informações Gerenciais | 40h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Estratégias de Marketing
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 460h |
---|---|
Marketing de Vendas e Serviços | 80h |
Marketing de Relacionamento | 80h |
Marketing Digital | 80h |
Análise Mercadológica | 80h |
TCC | 40h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Campo de Trabalho
O profissional da área de Marketing faz pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor e poder traçar estratégias de comunicação e venda. As grandes empresas costumam contratar profissionais de Marketing para elaborar projetos de fortalecimento da marca a médio e longo prazo.
Perfil de Egresso
O perfil do Egresso foi articulado a partir dos objetivos do curso e dos contextos educacional e socioeconômico nos quais se insere, contemplando-se as aspirações de formação humanística, os pilares acadêmicos expressos no PDI, PROTEC e o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional na área de Marketing, sobretudo as definidas nas normativas legais.
Em atendimento às demandas decorrentes das mudanças tecnológicas e das mudanças nos ambientes de trabalho, o profissional de Marketing egresso do Centro Universitário Internacional Signorelli tem desenvolvidas competências técnicas, comportamentais e de gestão. Assim, o curso proporciona o conhecimento técnico de ferramentas, conceitos e tecnologias voltadas para a gestão de Marketing, com uma visão mais globalizada de todos os participantes.
Nessa visão, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro Universitário Internacional Signorelli desenvolve no egresso competências e habilidades que lhes trarão:
Liderança e relacionamento interpessoal, atuando junto à equipe, colegas, fornecedores e clientes com foco em resultados de produtividade, qualidade e custos, respeitando a diversidade de culturas, gêneros, raças, etnias, crenças, valores, interesses e formação profissional;
tomada de decisão, sendo capaz de aplicar, metodologicamente, os saberes técnico-profissionais na resolução de problemas, superação de conflitos e na tomada de decisão nos diferentes contextos da prática do profissional de Marketing;
capacidade de adaptar-se às novas situações e de lidar com resistências a mudanças decorrentes das rápidas transformações da realidade, de modo a solucionar situações críticas e de conflitos no âmbito de sua atuação;
empreendedorismo, sendo capaz de responder aos desafios pessoais, profissionais e da coletividade de forma proativa e crítica, buscando soluções dentro de sua realidade e atuando com base na visão sistêmica de oportunidades e ameaças; e
visão humanística e cidadã, aliando uma sólida formação científica e técnica à capacidade de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania.
Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro Universitário Internacional Signorelli tem por missão a formação do profissional de Marketing, tendo como princípio a formação ética, o senso crítico e a responsabilidade social com seus alunos. A missão do curso está em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Catálogo Nacional para Cursos Superiores de Tecnologia, oferecendo uma sólida formação técnica, científica e profissional, capacitando-o a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing proporciona condições objetivas para que o aluno possa identificar e adequar-se a essas mutações. Para tanto, faz-se necessário um curso que atenda aos desafios lançados pela globalização, oportunizando, ainda, a formação de profissionais com capacidade de trabalhar em equipe, sintonizados com as relações multiculturais que norteiam as organizações.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019