Acessibilidade

Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo propiciar a construção de conhecimentos específicos e tecnológicos na área de meio ambiente, relacionando aspectos teóricos e práticos, formando profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir Sistemas de Gestão Ambiental em empresas públicas e privadas.

Duração: 2 anos (4 períodos)

Carga horária: 1.892 h

Modalidades: Ensino a Distância (EaD)

TENHO INTERESSE

Inscreva-se

Estrutura Curricular

Eixo: Gestão e Comunicação

Disciplinas 1º Período Carga horária: 466h
Introdução à Administração 80h
Matemática 80h
Contabilidade Geral 80h
Comportamento Humano 80h
Expressão Oral e Escrita 40h
Tópicos Especiais: Ética Profissional ou Relações Étnico-raciais 40h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 46h

Eixo: Gestão e Estratégia

Disciplinas 2º Período Carga horária: 466h
Gestão de Pessoas 80h
Cálculos Financeiros 80h
Tecnologias da Informação e Comunicação 80h
Gestão Estratégica 80h
Redação: Prática Textual 40h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo ou LIBRAS e Inclusão 40h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 46h

Eixo: Gestão de Sustentabilidade

Disciplinas 3º Período Carga horária: 460h
Química Ambiental 80h
Educação Ambiental 80h
Certificação e Licenciamento Ambiental 80h
Sistemas de Gestão Ambiental 80h
Biomas Brasileiros 40h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania 40h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Gestão Ambiental Estratégica

Disciplinas 4º Período Carga horária: 500h
Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil 80h
Direito Ambiental 40h
Recuperação de Áreas Degradas 80h
Gestão de Resíduos Sólidos 80h
Gestão de Recursos Hídricos 40h
TCC 40h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Campo de Trabalho

Ele pode atuar na recuperação de áreas degradadas ou em degradação, na educação ambiental, na certificação ambiental, geoprocessamento, extração de recursos naturais, licenciamento ambiental e gestão de resíduos. O gestor ambiental é um profissional de suma importância.

Perfil de Egresso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental formado pelo Centro Universitário Internacional Signorelli, apresentará conhecimentos e domínio em tecnologias, práticas e metodologias de gestão de forma multi e interdisciplinar, que refletem os avanços da Ciência e da Tecnologia, para que possa atuar no desenvolvimento e execução de soluções aplicadas à Gestão Ambiental, tanto no que se refere à elaboração de documentos, bem como, à gestão dos recursos e impactos decorrentes dos processos em que estiver envolvido.

Atua nos aspectos do relacionamento Homem-Meio Ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais. A formação profissional baseia-se em conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados em prol da sustentabilidade, desenvolvendo a expressão, o diálogo, o exercício da negociação e da comunicação interpessoal, tornando-o capaz de equacionar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade.

A partir das premissas acima, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental forma profissionais com:

Capacidade para desenvolver tecnologias, obtido pela aplicação dos conteúdos básicos e profissionalizantes que abrange as áreas diversas áreas do conhecimento;

conhecimento na área gerencial, valorizando a flexibilidade, a capacidade de trabalho em equipe e a facilidade de relacionamento, obtido pelas disciplinas da área de administração;

conscientização sobre a importância fundamental de preservação ambiental, assegurando o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais: água, ar e solo, bem como, a flora e fauna, e as alterações provocadas pelo ser humano no processo de desenvolvimento;

conhecimento e compreensão da legislação ambiental no âmbito federal, estadual e municipal; e

desenvolvimento de habilidades para a iniciação científica, e o desenvolvi- mento de novos projetos e competências para gestão e liderança.

A crescente demanda por certificações ambientais e suas normatizações, e a regulamentação da lei dos crimes contra o ambiente confirmam a necessidade de um curso que forme gestores especializados na área ambiental. Os profissionais egressos deverão estar preparados para administrar a relação das organizações com o ambiente. Essencialmente serão formados gestores do ambiente e dos seus recursos, que atuam como administradores dos conflitos resultantes do uso desses recursos. Este curso é dirigido àqueles estudantes que pretendem atuar profissionalmente com o desenvolvimento regional ambientalmente sustentável.

Objetivos

Os cursos tecnológicos do Centro Universitário Internacional Signorelli, na modalidade a distância, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/ CP3, de 18 de dezembro de 2002, em seu Art.1º aponta: “ A educação profissional de nível tecnológico, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência, e à tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias.

Compartilhar

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!