Acessibilidade

Pesquisa

Pesquisa

Um dos eixos que definem a existência das Instituições de Educação Superior (IES) e seu papel social é constituído pelas práticas da investigação científica que, ao lado da atividade do ensino e de extensão, representam um motivo maior da vida acadêmica. Este tripé - ensino, pesquisa e extensão - é o que proporciona a articulação entre teoria e prática e garante o princípio científico que deve permear o ensino da Educação Superior.

Na Faculdade Internacional Signorelli, a pesquisa desempenha papel fundamental na produção, consolidação e disseminação do conhecimento, garantindo o princípio da indissociabilidade do ensino da pesquisa e da extensão.

Concebida como um “princípio educativo e científico”, a pesquisa está presente em todas as disciplinas e atividades dos cursos, e busca o permanente diálogo com a realidade no sentido de assegurar a qualidade educativa do projeto pedagógico em ação. De acordo com este princípio básico, a pesquisa na FISIG visa ampliar o conhecimento, bem como orientar e articular esta produção às demandas concretas da sociedade como forma de intervenção possível na realidade, buscando a superação de seus problemas mais prementes.

Esta perspectiva busca, simultaneamente, oferecer uma formação profissional conectada com os problemas que emergem dessa realidade e às demandas do progresso científico e tecnológico.

A iniciação científica, desta forma, oferece subsídios para o desenvolvimento do perfil reflexivo e investigador dos formandos sobre a realidade, através do estímulo à criação de projetos próprios em acordo com as questões do cotidiano, que se apresentam como desafios a serem solucionados, promovendo a produção intelectual e a capacidade crítica de assegurar a qualidade educativa do projeto pedagógico em ação.

As atividades de pesquisa da Faculdade Internacional Signorelli objetivam a:
- consolidação de uma comunidade científica por meio da produção acadêmica;
- investimento na elaboração de programas de apoio, orientados pela referência da qualidade dos seus processos e dos seus resultados, avaliados por pares internos e externos;
- produção do saber voltado para a construção de uma sociedade mais humana e justa, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia.

Linhas de Pesquisa
1 - Gestão de Sistemas de Educação a Distância
Sistemas de Gestão da Educação a Distância
Tecnologias para Educação a Distância
Processos de Ensino-Aprendizagem em Educação a Distância
Processos de Formação Docente em Educação a Distância
2 - Internacionalização do Ensino Básico e Superior na Educação Brasileira
A Dupla Titulação do Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli e a Universidade de UnCuyo e Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso
Mobilidade Estudantil nas Carreiras de Graduação
Mobilidade Estudantil de Alunos da Educação Básica do Colégio Internacional Signorelli
3 - Educação
Sociedade, Educação e Cidadania
Escola, Projeto e Práxis Pedagógica
Ação Docente em Sala de Aula
Práticas Pedagógicas e Formação do Educador
Tecnologias Educacionais
4 - Administração
Gestão de Tecnologia, Inovação e Competitividade
Planejamento Estratégico
Gestão de Recursos Humanos
Finanças Corporativas
Avaliação de Empresas
Gestão de Marketing

XXII Jornadas de Investigación e IV Jornada de Posgrado

Da Universidade Nacional de Cuyo

O Diretor de Ensino Superior, Prof. Luiz Annunziata, participou das Jornadas de Investigação e Pós-graduação da UNCuyo, de 04 a 08 de outubro, no Centro de Cultura do Governo da República Argentina em Mendoza.
Com o objetivo de melhorar integralmente o Sistema de Ciência Técnica e Pós-graduação Stricto sensu, foram apresentados trabalhos selecionados de especialistas latinoamericanos.

Representando a Faculdade Internacional Signorelli, o Prof. Annunziata apresentou o trabalho sob o tema: “Movimientos ambientalistas y sus aspectos interdisciplinarios en la educación ambiental en la enseñanza brasileña”. Para o Diretor, o evento foi um momento de integração da educação latinoamericana, possibilitando intercâmbios de ideias e experiências relacionadas à construção do conhecimento na implementação dos nossos Programas de Internacionalização.

XXII Jornadas de Investigación e IV Jornada de Posgrado

Invitación Jornadas SeCTyP 2010 aqui
Programa General Jornadas SeCTyP 2010 aqui
Nota Exposicion Oral aqui

XXII Jornadas de Investigación e IV Jornada de Posgrado

Foram abertas as inscrições para o processo seletivo referente a Projeto de pesquisa em outubro de 2011, sendo selecionada a pesquisa:

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR: SISTEMA PRISIONAL
Professora Orientadora : Prof. Ms. Solange Brito de Azevedo
Aluna: Shirley Dal Ponte
Curso: Pedagogia
Duração: fevereiro de 2012 a dezembro de 2012

Em fevereiro de 2012 foram abertas as inscrições para o processo seletivo referente a Grupo de Pesquisa para o Curso de Administração.
Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação à Pesquisa aqui
Formulário de Proposta de Projeto de Pesquisa aqui
Orientações para Inscrição do PIPC aqui

INFORMAÇÕES:
Coordenação de Pesquisa: Profª. Dra. Stella Luiza Moura Aranha Carneiro
Telefone: (21) 3312-3033
E-mail: pesquisa@signorelli.edu.br
Endereço: Rua Araguaia, 03, Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22760-401

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!