Acessibilidade

Programa de Iniciação à Pesquisa Científica PIPC

Inscrições abertas para programa de iniciação científica – PIPC/FISIG - GRUPO DE PESQUISA

Até o dia 14 de março de 2012, estão abertas as inscrições para bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade Internacional Signorelli, referente ao processo seletivo 2012-2013 – Grupo de Pesquisa – Curso de Administração. Para concorrer à bolsa, os candidatos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da instituição; ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 7,0 (sete); não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades de projeto de pesquisa.

Além desses critérios, os candidatos também não podem acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza e desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 10 (dez) horas semanais. Este programa tem como objetivo: Despertar e manter a vocação científica entre os estudantes de graduação; Colaborar para a formação científica de futuros profissionais; Contribuir para a ampliação do conhecimento científico-tecnológicos da comunidade local e regional onde se insere a FISIG; Possibilitar aos pesquisadores iniciantes a aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades.

Entre os principais requisitos do orientador estão a necessidade de ter mestrado e/ou doutorado, comprovada experiência na área de pesquisa; manter vínculo empregatício com a instituição; possuir currículo Lattes atualizado até dezembro de 2011; e não ter simultaneamente, sob sua orientação, mais de 2 (dois) grupos de pesquisa; assumir compromisso formal com as atividades do(s) bolsista(s), envolvendo: - orientação nas diversas fases do trabalho de pesquisa, incluindo elaboração de relatórios técnico-científicos e de outros meios para divulgação de resultados; acompanhamento e apoio às exposições dos trabalhos realizados pelo bolsista em congressos, seminários ou outros eventos; incluir o(s) nome(s) do(s) bolsista(s) de iniciação científica nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, para cujos resultados houve a participação efetiva do mesmo; orientar o bolsista no preenchimento do currículo Lattes; informar imediatamente à Coordenação de Pesquisa sobre qualquer alteração na relação e compromissos do bolsista com o desenvolvimento das atividades de seu plano de trabalho. Solicitar a participação no Programa, mediante inscrição junto a Coordenação de Pesquisa, dentro do prazo estipulado.

Ressaltamos que Coordenação de Pesquisa do PIPC/FISIG não receberá pedidos individuais entregues diretamente pelos candidatos ou orientadores.

Candidatos à bolsas deverão entregar:
Original do histórico escolar de graduação - oficial, completo, atualizado até o segundo período de 2011 (Assinado e carimbado pela instituição de ensino); Original do comprovante de matrícula no primeiro semestre de 2012. (Assinado e carimbado pela instituição de ensino);
Cópia do CPF;
Cópia da carteira de identidade.

A análise das solicitações serão feitas em duas fases, uma administrativa que compreenderá a conferência da documentação, indispensável para a inscrição, e outra técnico-científica em que serão analisados o mérito científico da proposta do projeto, o histórico escolar e rendimento do aluno e o currículo do orientador. O julgamento dos pedidos ficará a cargo do Comitê Institucional de Pesquisa, nomeado pela Direção de Educação Superior e Coordenação de Pesquisa e será divulgado a partir do dia 21 de março de 2012.

INFORMAÇÕES:
Coordenação de Pesquisa: Profª. Dra. Stella Luiza Moura Aranha Carneiro
Telefone: (21) 3312-3033
E-mail: pesquisa@signorelli.edu.br
Endereço: Rua Araguaia, 03, Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22760-401

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!