Curso: Licenciatura em Matemática
O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, com amplo domínio do conhecimento matemático e responsabilidade social, capaz de problematizar, interferir e construir o conhecimento coletivamente.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.740 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Valor: $ EaD
Estrutura Curricular
Eixo: Educação Matemática e Sociedade
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 555h |
---|---|
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 80h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 80h |
Psicologia da Educação | 80h |
Cálculo Diferencial e Integral I | 80h |
Fundamentos de Matemática Elementar | 40h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Estágio Supervisionado | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Números e Operações: Álgebras e Funções
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 475h |
---|---|
Didática Geral | 80h |
Cálculo Diferencial e Integral II | 80h |
Cálculos Financeiros | 80h |
Álgebra | 80h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Matemática e suas Tecnologias
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 475h |
---|---|
Tecnologias da Informação e Comunicação | 80h |
Cálculo Diferencial e Integral III | 80h |
Física I | 40h |
Álgebra Linear | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Pensamento Matemático e Sala de Aula
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 475h |
---|---|
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático I | 80h |
Probabilidade | 40h |
Física II | 40h |
Estruturas Algébricas | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Pensamento Matemático Aplicado a Geometria e Trigonometria
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 395h |
---|---|
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático II | 80h |
Trigonometria | 80h |
Geometria Plana | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado V | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Estudos Matemáticos: Espaços e Formas
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 475h |
---|---|
Avaliação Educacional I | 80h |
Estatística Aplicada à Educação | 80h |
Cálculo Numérico | 80h |
Geometria Espacial | 40h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Estágio Supervisionado VI | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Matemática e Neurociência
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 485h |
---|---|
Neurociência e Educação | 80h |
Matemática Discreta | 80h |
Geometria Analítica | 80h |
Tópicos Especiais: Aspectos Culturais e Regionais | 40h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Estágio Supervisionado VII | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo: Matemática e Educação Inclusiva
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 405h |
---|---|
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Funções do Plano Complexo | 40h |
Análise Real | 80h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 40h |
TCC | 40h |
Estágio Supervisionado VIII | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Campo de Trabalho
Pode atuar desde professor (fazendo a licenciatura) até em centros de pesquisa internacionais para desenvolvimento de novos produtos. As áreas de economia, financeiro, Tecnologia da Informação, Química e Física estão sempre à procura de matemáticos para desenvolvimento de novas pesquisas e hipóteses.
Perfil de Egresso
O perfil do Egresso foi articulado a partir dos objetivos do curso e dos contextos educacional e socioeconômico nos quais se insere, contemplando-se as aspirações de formação humanística, os pilares acadêmicos expressos no PDI, PROTEC e o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional na área de Marketing, sobretudo as definidas nas normativas legais.
Em atendimento às demandas decorrentes das mudanças tecnológicas e das mudanças nos ambientes de trabalho, o profissional de Marketing egresso do Centro Universitário Internacional Signorelli tem desenvolvidas competências técnicas, comportamentais e de gestão. Assim, o curso proporciona o conhecimento técnico de ferramentas, conceitos e tecnologias voltadas para a gestão de Marketing, com uma visão mais globalizada de todos os participantes.
Nessa visão, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro Universitário Internacional Signorelli desenvolve no egresso competências e habilidades que lhes trarão:
Liderança e relacionamento interpessoal, atuando junto à equipe, colegas, fornecedores e clientes com foco em resultados de produtividade, qualidade e custos, respeitando a diversidade de culturas, gêneros, raças, etnias, crenças, valores, interesses e formação profissional;
tomada de decisão, sendo capaz de aplicar, metodologicamente, os saberes técnico-profissionais na resolução de problemas, superação de conflitos e na tomada de decisão nos diferentes contextos da prática do profissional de Marketing;
capacidade de adaptar-se às novas situações e de lidar com resistências a mudanças decorrentes das rápidas transformações da realidade, de modo a solucionar situações críticas e de conflitos no âmbito de sua atuação;
empreendedorismo, sendo capaz de responder aos desafios pessoais, profissionais e da coletividade de forma proativa e crítica, buscando soluções dentro de sua realidade e atuando com base na visão sistêmica de oportunidades e ameaças; e
visão humanística e cidadã, aliando uma sólida formação científica e técnica à capacidade de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania.
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, com amplo domínio do conhecimento matemático e responsabilidade social, capaz de problematizar, interferir e construir o conhecimento coletivamente, reiterando, também, os princípios defendidos pelo Centro Universitário Internacional Signorelli, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019