Acessibilidade

Acessibilidade

A acessibilidade é essencial para que a autonomia, independência, e qualidade de vida da pessoa com deficiência possa ser ampliada, por meio do uso de recursos, metodologias e estratégias que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

Desta forma, com o objetivo de garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, oferecemos na plataforma downloads de alguns softwares de acessibilidade, pois acreditamos que com a dignidade humana respeitada, mais se multiplicará o acesso ao conhecimento e consequentemente ao progresso.


VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Este aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD), da UFPB, com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Você pode fazer o download do VLibras na página do projeto.

VLibras

Leitor de tela

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada através de um sintetizador de voz.

Leitores de tela são softwares usados para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. O programa vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que ele encontra na tela, assim como as operações que o usuário realiza com as teclas alfanuméricas e os comandos digitados.

O NVDA é um leitor de tela gratuito para windows. Você pode saber mais do NVDA e fazer o download do programa no link abaixo.

NVDA (Non Visual Desktop Access)


Leitor de texto

Você pode utilizar leitores de texto para converter texto em áudio. Se você utiliza o navegador Google Chrome, utilize a extensão Read Aloud: A Text to Speech Voice Reader

A utilização é bastante simples: após instalada a extensão no navegador, basta selecionar o texto que deseja ler, clicar com o botão direito e selecionar "Read aloud selected text".


Zoom

Os controles de zoom disponíveis na maioria dos navegadores permitem que você aumente ou diminua o tamanho de uma página web ou apenas o tamanho do texto a fim de melhorar a legibilidade.

Para saber mais, acesse os artigos disponíveis na central de ajuda dos principais navegadores:

- Google Chrome
- Mozilla Firefox
- Safari


Correção de cor

Para melhorar a visibilidade do site, você pode utilizar algumas extensões do navegador Google Chrome:

- Night Shift
- Screen Shader | Smart Screen Tinting

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!