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Curso: Licenciatura em Pedagogia

O curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli permite uma atuação futura de excelência dos egressos como docentes na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, ou em funções pedagógicas outras, requeridas em unidades e sistemas escolares e não escolares.

Duração: 4 anos (8 períodos)

Carga horária: 3.400 h

Modalidades: Presencial: Noite Ensino a Distância (EaD)

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Estrutura Curricular

Eixo: Sociedade, Educação e Cidadania

Disciplinas 1º Período Carga horária: 425h
Fundamentos Socioantropológicos da Educação 80h
Fundamentos Histórico-filosóficos a Educação 80h
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica 80h
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem 80h
Tópicos Especiais: Ética e Cidadania 40h
Expressão Oral e Escrita 40h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 2º Período Carga horária: 425h
Organização do Trabalho Pedagógico 80h
Tecnologias da Informação e Comunicação 80h
Didática Aplicada à História e Geografia 80h
Didática Aplicada a Ciências da Natureza 80h
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais 40h
Língua Portuguesa: Uso e Produção 40h
Atividades Complementares 25h

Eixo: Escola: Projeto e Prática Pedagógica

Disciplinas 3º Período Carga horária: 445h
Escola, Currículo e Conhecimento 80h
Didática Aplicada à Língua Portuguesa I 80h
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático I 80h
Tópicos Especiais: Ética Profissional 40h
Redação: Prática Textual 40h
Estágio Supervisionado I 100h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 4º Período Carga horária: 445h
Gestão Escolar Integrada I 80h
Didática Aplicada à Língua Portuguesa II 80h
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático II 80h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Textualidade, Argumentação e Linguagem 40h
Estágio Supervisionado II 100h
Atividades Complementares 25h

Eixo: Ação Docente e Sala de Aula

Disciplinas 5º Período Carga horária: 485h
Avaliação Educacional 80h
Gestão Escolar Integrada II 80h
Práticas Educativas em Espaços não Escolares 40h
Didática Aplicada à Educação Infantil 80h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo 40h
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural 40h
Estágio Supervisionado III 100h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 6º Período Carga horária: 485h
Literatura Infantil 40h
Estatística Aplicada à Educação 80h
Alfabetização e Letramento 80h
Didática Aplicada à Educação de Jovens e Adultos 80h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos 40h
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências 40h
Estágio Supervisionado IV 100h
Atividades Complementares 25h

Eixo: Educação Especial

Disciplinas 7º Período Carga horária: 305h
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas 80h
Arte e Educação 80h
LIBRAS 40h
Identidade e Variantes da Língua Espanhola 40h
Pesquisa em Educação 40h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 8º Período Carga horária: 385h
Psicopedagogia Escolar 80h
Linguagem Corporal e Movimento 80h
Didática Aplicada à Educação Especial 80h
Tópicos Especiais: Política Internacional 40h
Aspectos Linguístico-comunicativos da Língua Espanhola 40h
TCC 40h
Atividades Complementares 25h

Objetivos do Curso

O Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli tem os seguintes objetivos gerais:

Criar condições para que o profissional da educação compreenda o significado social da sua profissão e da sua relevância no contexto das transformações que caracterizam o mundo contemporâneo;

Preparar profissionais da educação que, além de ter a base de formação específica consolidada, estejam aptos a atuar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;

Valorizar a profissionalização docente;

Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos na educação básica.

Avaliação de Aprendizagem

A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.

Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.

São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.

O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):

Avaliação da Aprendizagem 1 - A1

Avaliação da Aprendizagem 2 - A2

Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado

Ao longo do curso serão realizadas 440 (quatrocentas e quarenta) horas de Prática Pedagógica, distribuídas pelos diferentes componentes curriculares, articulada com o Estágio Supervisionado 360 (trezentas e sessenta) horas, atendendo, portanto, o que estabelece a Resolução CNE/CP nº 01 de 15/05/2006.

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

A Faculdade Internacional Signorelli inclui na sua organização curricular a obrigatoriedade de elaboração de monografia como exigência para a conclusão de curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como um momento de síntese, como expressão da totalidade da formação profissional e como exigência curricular para obtenção de diploma, cumprindo o papel de atividade de iniciação científica e, como tal, potencializa e sistematiza as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, na forma de pesquisa acadêmico-científica.

Trata-se de uma experiência relevante na formação do professor, uma vez que lhe possibilita exercitar suas faculdades discursivas e argumentativas e proporciona a oportunidade de resolver, de forma criativa, problemas teóricos e empíricos ligados à educação.

O projeto pedagógico do Curso de Pedagogia inclui o TCC visando sistematizar o conhecimento resultante do processo investigativo vivenciado pelo aluno, gerado, preferencialmente, a partir das atividades práticas e do estágio realizado durante o curso.

A elaboração do TCC envolve três etapas principais: a formulação de um projeto de pesquisa; sua execução e a apresentação dos resultados, na forma de monografia, a uma banca examinadora constituída de 3 (três) professores, sendo um deles , necessariamente, o orientador do trabalho.

O TCC, em síntese, deve ser estruturado dentro dos limites dos conhecimentos vinculados à área de formação do aluno e construído em torno de um problema identificado pelo aluno, constituindo-se numa produção acadêmica elaborada sob a orientação de um professor, realizada dentro dos parâmetros das exigências metodológicas e acadêmico-científicas, respeitadas as prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

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Faculdade Internacional Signorelli

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