Curso: Licenciatura em Pedagogia
O curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli permite uma atuação futura de excelência dos egressos como docentes na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, ou em funções pedagógicas outras, requeridas em unidades e sistemas escolares e não escolares.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.400 h
Modalidades: Presencial: Noite Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: Sociedade, Educação e Cidadania
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 425h |
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Fundamentos Socioantropológicos da Educação | 80h |
Fundamentos Histórico-filosóficos a Educação | 80h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 80h |
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem | 80h |
Tópicos Especiais: Ética e Cidadania | 40h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 425h |
Organização do Trabalho Pedagógico | 80h |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 80h |
Didática Aplicada à História e Geografia | 80h |
Didática Aplicada a Ciências da Natureza | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Língua Portuguesa: Uso e Produção | 40h |
Atividades Complementares | 25h |
Eixo: Escola: Projeto e Prática Pedagógica
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 445h |
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Escola, Currículo e Conhecimento | 80h |
Didática Aplicada à Língua Portuguesa I | 80h |
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático I | 80h |
Tópicos Especiais: Ética Profissional | 40h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Estágio Supervisionado I | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 445h |
Gestão Escolar Integrada I | 80h |
Didática Aplicada à Língua Portuguesa II | 80h |
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático II | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Textualidade, Argumentação e Linguagem | 40h |
Estágio Supervisionado II | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Eixo: Ação Docente e Sala de Aula
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 485h |
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Avaliação Educacional | 80h |
Gestão Escolar Integrada II | 80h |
Práticas Educativas em Espaços não Escolares | 40h |
Didática Aplicada à Educação Infantil | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural | 40h |
Estágio Supervisionado III | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 485h |
Literatura Infantil | 40h |
Estatística Aplicada à Educação | 80h |
Alfabetização e Letramento | 80h |
Didática Aplicada à Educação de Jovens e Adultos | 80h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos | 40h |
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Eixo: Educação Especial
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 305h |
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Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Arte e Educação | 80h |
LIBRAS | 40h |
Identidade e Variantes da Língua Espanhola | 40h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 385h |
Psicopedagogia Escolar | 80h |
Linguagem Corporal e Movimento | 80h |
Didática Aplicada à Educação Especial | 80h |
Tópicos Especiais: Política Internacional | 40h |
Aspectos Linguístico-comunicativos da Língua Espanhola | 40h |
TCC | 40h |
Atividades Complementares | 25h |
Objetivos do Curso
O Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli tem os seguintes objetivos gerais:
Criar condições para que o profissional da educação compreenda o significado social da sua profissão e da sua relevância no contexto das transformações que caracterizam o mundo contemporâneo;
Preparar profissionais da educação que, além de ter a base de formação específica consolidada, estejam aptos a atuar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;
Valorizar a profissionalização docente;
Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos na educação básica.
Avaliação de Aprendizagem
A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.
Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.
São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.
O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):
Avaliação da Aprendizagem 1 - A1
Avaliação da Aprendizagem 2 - A2
Avaliação da Aprendizagem 3 - A3
Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado
Ao longo do curso serão realizadas 440 (quatrocentas e quarenta) horas de Prática Pedagógica, distribuídas pelos diferentes componentes curriculares, articulada com o Estágio Supervisionado 360 (trezentas e sessenta) horas, atendendo, portanto, o que estabelece a Resolução CNE/CP nº 01 de 15/05/2006.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
A Faculdade Internacional Signorelli inclui na sua organização curricular a obrigatoriedade de elaboração de monografia como exigência para a conclusão de curso.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como um momento de síntese, como expressão da totalidade da formação profissional e como exigência curricular para obtenção de diploma, cumprindo o papel de atividade de iniciação científica e, como tal, potencializa e sistematiza as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, na forma de pesquisa acadêmico-científica.
Trata-se de uma experiência relevante na formação do professor, uma vez que lhe possibilita exercitar suas faculdades discursivas e argumentativas e proporciona a oportunidade de resolver, de forma criativa, problemas teóricos e empíricos ligados à educação.
O projeto pedagógico do Curso de Pedagogia inclui o TCC visando sistematizar o conhecimento resultante do processo investigativo vivenciado pelo aluno, gerado, preferencialmente, a partir das atividades práticas e do estágio realizado durante o curso.
A elaboração do TCC envolve três etapas principais: a formulação de um projeto de pesquisa; sua execução e a apresentação dos resultados, na forma de monografia, a uma banca examinadora constituída de 3 (três) professores, sendo um deles , necessariamente, o orientador do trabalho.
O TCC, em síntese, deve ser estruturado dentro dos limites dos conhecimentos vinculados à área de formação do aluno e construído em torno de um problema identificado pelo aluno, constituindo-se numa produção acadêmica elaborada sob a orientação de um professor, realizada dentro dos parâmetros das exigências metodológicas e acadêmico-científicas, respeitadas as prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Arquivos
Matriz Curricular - EADMatriz Curricular - PRESENCIAL
Matriz Curricular (Versão 2016)
Regulamento de Avaliações da Graduação Presencial
Autorização de Oferta de Curso - PORTARIA No. 479 de 31/03/2009
Autorização de Oferta de Curso EaD - PORTARIA No. 304 de 09/07/2013
Autorização de Oferta de Curso EaD - PORTARIA No. 304 de 09/07/2013 - Retificação
Aumento de vagas - PORTARIA No. 737 de 16/06/2010
Reconhecimento do Curso - PORTARIA No. 408 de 30/08/2013
Reconhecimento do Curso - Renovação - PORTARIA No. 1093 de 24/12/2015
Reconhecimento do Curso EaD - PORTARIA No. 586 de 09/06/2017
Reconhecimento do Curso EaD - Renovação - PORTARIA No. 913 de 27/12/2018
Reconhecimento do Curso Presencial - Renovação - PORTARIA No. 917 de 27/12/2018
20% das disciplinas na modalidade a distância - Graduação Presencial - Portaria No. 28/2018 de 20/12/2018