Curso: Tecnólogo em Gestão Pública

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Internacional Signorelli tem como objetivo desenvolver competências técnicas, comportamentais e de gestão. Assim, o curso proporciona o conhecimento técnico de ferramentas, conceitos e tecnologias voltadas para a Gestão Pública, com uma visão mais globalizada de todos os participantes e com foco nos resultados.

Duração: 2 anos (4 períodos)

Carga horária: 1.800 h

Modalidades: Presencial: Manhã e Noite

Valor: $ Presencial

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Estrutura Curricular

Eixo: Gestão e Comunicação

Disciplinas 1º Período Carga horária: 420h
Introdução à Administração 80h
Matemática 80h
Tecnologias da Informação e Comunicação 80h
Comportamento Humano 80h
Expressão Oral e Escrita 40h
Tópicos Especiais: Ética Profissional ou Relações Étnico-raciais 40h
Atividades Complementares I 20h

Eixo: Gestão de Negócios

Disciplinas 2º Período Carga horária: 460h
Gestão de Pessoas 80h
Cálculos Financeiros 80h
Contabilidade Geral 80h
Gestão de Projetos 80h
Redação: Prática Textual 40h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo ou LIBRAS 40h
Atividades Práticas Profissionais I 40h
Atividades Complementares II 20h

Eixo: Gestão das Políticas Públicas

Disciplinas 3º Período Carga horária: 460h
Administração Pública 80h
Políticas Públicas 80h
Contabilidade Pública 80h
Direito Administrativo I 80h
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural 40h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos 40h
Atividades Práticas Profissionais II 40h
Atividades Complementares III 20h

Eixo: Controle na Gestão Pública

Disciplinas 4º Período Carga horária: 460h
Gestão Estratégica 80h
Sistemas de Informações Gerenciais 80h
Finanças Públicas 80h
Direito Administrativo II 80h
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências 40h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Projeto Integrador Multidisciplinar 40h
Atividades Complementares IV 20h

Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública desenvolverá no egresso as seguintes competências e habilidades:

- Diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública.
- Desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública.
- Planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional.
- Aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional.
- Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão.
- Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Nessa visão, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Internacional Signorelli desenvolve no egresso competências e habilidades que lhes trarão:
- Liderança e relacionamento interpessoal, atuando junto à equipe, colegas, fornecedores e clientes com foco em resultados de produtividade, qualidade e custos, respeitando a diversidade de culturas, gêneros, raças, etnias, crenças, valores, interesses e formação profissional;
- Tomada de decisão, sendo capaz de aplicar, metodologicamente, os saberes técnico-profissionais na resolução de problemas, superação de conflitos e na tomada de decisão nos diferentes contextos da prática do profissional de Gestão Pública;
- Visão sistêmica e estratégica, sendo capaz de compreender os objetivos da organização, de forma a atuar para que estes sejam alcançados, além de conhecer o funcionamento e os profissionais das outras áreas para interagir de forma produtiva e consistente.
- Capacidade de adaptar-se às novas situações e de lidar com resistências a mudanças decorrentes das rápidas transformações da realidade, de modo a solucionar situações críticas e de conflitos no âmbito de sua atuação;
- Empreendedorismo, sendo capaz de responder aos desafios pessoais, profissionais e da coletividade de forma proativa e crítica, buscando soluções dentro de sua realidade e atuando com base na visão sistêmica de oportunidades e ameaças;
- Visão humanística e cidadã, aliando uma sólida formação científica e técnica à capacidade de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania.

No âmbito de sua formação, o egresso está capacitado a trabalhar nas seguintes áreas:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
- Organizações privadas prestadoras de serviço público.
- Organizações sem fins lucrativos.
- Órgãos públicos.
- Institutos e Centros de Pesquisa.
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Avaliação de Aprendizagem

A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.

Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.

São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.

O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):

Avaliação da Aprendizagem 1 - A1

Avaliação da Aprendizagem 2 - A2

Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

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