Curso: Formação Pedagógica em Pedagogia
O Curso de Formação Pedagógica para Graduados do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo habilitar docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional ensino médio curso de segunda licenciatura em pedagogia.
Público Alvo: Tecnólogos e Bacharéis em todas as Áreas do Conhecimento.
Duração: 1 ano (2 períodos)
Carga horária: 1.050 h
Modalidade: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: 1º Período
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 1155h |
---|---|
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 40h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-Raciais | 40h |
Avaliação Educacional | 40h |
Psicologia da Educação | 40h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Gestão Escolar Integrada | 400h |
LIBRAS e Inclusão | 40h |
Didática Geral | 80h |
TCC | 40h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Estágio Supervisionado | 200h |
Atividades Complementares | 50h |
Atividades de Extensão | 105h |
Campo de Trabalho
A Formação Pedagógica em Pedagogia é uma possibilidade de profissionalização para quem quer trabalhar como professor da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. São elas: a supervisão escolar, a orientação de professores e alunos, coordenação, além de lecionar na educação especial.
Perfil de Egresso
Espera-se desses egressos, capacidade de diagnóstico, de solução de problemas na área da educação, de intervenção nos processos de trabalho, de ajustamento em equipe, de se auto-organizar e de enfrentar situações em constantes mudanças. Trata-se de qualificação entendida como resultado do desenvolvimento de competências e habilidades através do contato e manipulação de variados tipos de conhecimentos, oriundos de várias fontes:
PROFOP - PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
a. De formação básica – conhecimento científico;
b. De formação profissional – conhecimento técnico;
c. Da experiência do trabalho e social – qualificações tácitas;
d. De formação complementar – estudos opcionais.
Ao longo do curso são implementados conteúdos e metodologias voltadas para formar profissionais com perfil genérico, composto pelos atributos que seguem:
Formação humanística e visão holística que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual se insere e a tomar decisões numa sociedade globalizada e em constantes mudanças;
internalização de valores, tais como responsabilidade social, justiça e ética profissional, adequados aos das organizações;
formação técnica e científica para atuar em diferentes segmentos do mundo educacional e tipos de organizações vinculadas e a desenvolver atividades específicas, provenientes da prática profissional;
capacidade de liderança, situando-se em condições de desenvolver e/ou participar da criação e implementação de projetos educacionais;
capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de outras áreas;
competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações escolares, antecipando e promovendo suas transformações; e
capacidade de compreensão da necessidade de constante e contínuo aperfeiçoamento profissional.
Objetivos
O PROFOP tem os seguintes objetivos:
Contribuir para a melhoria da Educação Básica; :
atender a uma demanda social de formação de docentes, para atuar nas quatro últimas séries do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional; :
oportunizar o acesso ao magistério a todos aqueles que, profissionais em nível superior, desejam lecionar; :
habilitar professores que já estejam em exercício, oferecendo-lhes a complementação pedagógica com a capacitação em serviço, salvaguardando o plano curricular e a supervisão do curso; :
formar profissionais críticos, com sólidos conhecimentos pedagógicos e aptos à investigação que favoreça o processo contínuo de construção de conhecimento na sua área de atuação; e:
habilitar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos inerentes à disciplina que ministram e o cotidiano escolar. :
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019