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Curso: Formação Pedagógica em Pedagogia

O Curso de Formação Pedagógica para Graduados da Faculdade Internacional Signorelli tem como objetivo habilitar profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis e tecnólogos) para o exercício de magistério na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e nas disciplinas pedagógicas ofertadas em cursos de nível médio profissionalizante.

Público Alvo: Tecnólogos e Bacharéis em todas as Áreas do Conhecimento.

Duração: 1 ano (2 períodos)

Carga horária: 1.580 h

Modalidade: Ensino a Distância (EaD)

Valor: $ EaD

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Estrutura Curricular

Eixo: Sociedade e Escola: Projeto e Prática Pedagógica

Disciplinas 1º Período Carga horária: 810h
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica 80h
Fundamentos Socioantropológicos da Educação 80h
Organização do Trabalho Pedagógico 80h
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem 80h
Didática Aplicada à Educação Infantil 80h
Didática Aplicada à Língua Portuguesa 80h
Tópicos Especiais: Relações Étnico-Raciais 40h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos 40h
Estágio Supervisionado I 150h
Atividades Complementares 100h

Eixo: Escola: Projeto, Prática Pedagógica, Ação Docente e Sala de Aula

Disciplinas 2º Período Carga horária: 770h
Avaliação Educacional 80h
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas 80h
Didática Aplicada à História e Geografia 80h
Didática Aplicada às Ciências da Natureza 80h
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático 80h
LIBRAS 40h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Estágio Supervisionado II 150h
TCC 40h
Atividades Complementares 100h

Objetivos do Curso

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Faculdade Internacional Signorelli tem os seguintes objetivos gerais:

Contribuir para a melhoria da Educação Básica;

Atender a uma demanda social de formação de docentes, para atuar nas quatro últimas séries do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional;

Oportunizar o acesso ao magistério a todos aqueles que, profissionais em nível superior, desejam lecionar;

Habilitar professores que já estejam em exercício, oferecendo-lhes a formação pedagógica com a capacitação em serviço;

Formar profissionais críticos, com sólidos conhecimentos pedagógicos e aptos à investigação que favoreça o processo contínuo de construção de conhecimento na sua área de atuação;

Habilitar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos inerentes à disciplina que ministram e o cotidiano escolar;

Integrar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, componentes indispensáveis à formação dos profissionais da Educação, aos saberes, valores e problemas do homem e da Educação escolar das diferentes regiões brasileiras.

Objetivos Específicos do Curso

Propiciar condições para reflexão e crítica sobre situações de sala de aula, tendo como parâmetro as vivências da observação, co-participação e regência de turma ao longo do estágio de prática de ensino;

Oferecer diferentes caminhos para que o estudante possa buscar alternativas de solução quando em confronto com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica escolar;

Contribuir para a criação de um espaço de excelência que articule a formação teórica e a vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre a formatação e a valorização do magistério;

Avaliação de Aprendizagem

A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.

Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.

São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.

O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):

Avaliação da Aprendizagem 1 - A1

Avaliação da Aprendizagem 2 - A2

Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

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