Curso: Formação Pedagógica em Pedagogia
O Curso de Formação Pedagógica para Graduados da Faculdade Internacional Signorelli tem como objetivo habilitar profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis e tecnólogos) para o exercício de magistério na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e nas disciplinas pedagógicas ofertadas em cursos de nível médio profissionalizante.
Público Alvo: Tecnólogos e Bacharéis em todas as Áreas do Conhecimento.
Duração: 1 ano (2 períodos)
Carga horária: 1.580 h
Modalidade: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: Sociedade e Escola: Projeto e Prática Pedagógica
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 810h |
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Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 80h |
Fundamentos Socioantropológicos da Educação | 80h |
Organização do Trabalho Pedagógico | 80h |
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem | 80h |
Didática Aplicada à Educação Infantil | 80h |
Didática Aplicada à Língua Portuguesa | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-Raciais | 40h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos | 40h |
Estágio Supervisionado I | 150h |
Atividades Complementares | 100h |
Eixo: Escola: Projeto, Prática Pedagógica, Ação Docente e Sala de Aula
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 770h |
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Avaliação Educacional | 80h |
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Didática Aplicada à História e Geografia | 80h |
Didática Aplicada às Ciências da Natureza | 80h |
Didática Aplicada ao Pensamento Matemático | 80h |
LIBRAS | 40h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Estágio Supervisionado II | 150h |
TCC | 40h |
Atividades Complementares | 100h |
Objetivos do Curso
O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Faculdade Internacional Signorelli tem os seguintes objetivos gerais:
Contribuir para a melhoria da Educação Básica;
Atender a uma demanda social de formação de docentes, para atuar nas quatro últimas séries do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional;
Oportunizar o acesso ao magistério a todos aqueles que, profissionais em nível superior, desejam lecionar;
Habilitar professores que já estejam em exercício, oferecendo-lhes a formação pedagógica com a capacitação em serviço;
Formar profissionais críticos, com sólidos conhecimentos pedagógicos e aptos à investigação que favoreça o processo contínuo de construção de conhecimento na sua área de atuação;
Habilitar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos inerentes à disciplina que ministram e o cotidiano escolar;
Integrar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, componentes indispensáveis à formação dos profissionais da Educação, aos saberes, valores e problemas do homem e da Educação escolar das diferentes regiões brasileiras.
Objetivos Específicos do Curso
Propiciar condições para reflexão e crítica sobre situações de sala de aula, tendo como parâmetro as vivências da observação, co-participação e regência de turma ao longo do estágio de prática de ensino;
Oferecer diferentes caminhos para que o estudante possa buscar alternativas de solução quando em confronto com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica escolar;
Contribuir para a criação de um espaço de excelência que articule a formação teórica e a vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre a formatação e a valorização do magistério;
Avaliação de Aprendizagem
A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.
Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.
São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.
O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):
Avaliação da Aprendizagem 1 - A1
Avaliação da Aprendizagem 2 - A2
Avaliação da Aprendizagem 3 - A3
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de Oferta de Curso EaD - PORTARIA No. 301 de 09/07/2013
Autorização de Oferta de Curso EaD - PORTARIA No. 301 de 09/07/2013 - Retificação
Reconhecimento do Curso EaD - PORTARIA No. 110 de 05/04/2016