Curso: Licenciatura em Letras: Português e Literaturas
O Curso de Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo do Centro Universitário Internacional Signorellibusca a formação geral e humanística do bacharel, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais, aliada à postura reflexiva, visão crítica e dimensão prática.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.680 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: 1º Período
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 495h |
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Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 40h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 60h |
Psicologia da Educação | 80h |
Linguística I: Introdução à Linguística | 80h |
Práticas de Leitura | 40h |
Estágio Supervisionado I | 80h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 2º Período
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 500h |
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Didática Geral | 80h |
Língua Portuguesa II: Estruturas Lexicais | 80h |
Linguística II: Fonologia | 80h |
Teoria da Literatura I: Estudos da Literatura | 40h |
Formação do Escritor | 40h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 3º Período
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 375h |
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Tecnologias da Informação e Comunicação | 60h |
Língua Portuguesa III: Sintaxe | 80h |
Literatura Brasileira I: Teorias da Literatura | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 4º Período
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 455h |
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Didática Aplicada à Língua Portuguesa I | 80h |
Língua Portuguesa I: Cânones | 80h |
Linguística IV: Linguagem e Sentido | 80h |
Língua Latina I | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 5º Período
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 455h |
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Didática Aplicada à Língua Portuguesa II | 80h |
Linguística III: Linguística Aplicada à Língua Materna | 80h |
Língua Latina II | 60h |
Teoria da Literatura II: Literatura, Modernidade e Contemporaneidade | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado V | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 6º Período
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 475h |
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Avaliação Educacional | 80h |
Estatística Aplicada à Educação | 80h |
Linguística IV: Linguagem e Sociedade | 80h |
Literatura Brasileira II: Literatura e Nacionalidade | 80h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 80h |
Estágio Supervisionado VI | 100h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 7º Período
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 525h |
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Neurociência Educação | 80h |
Língua Portuguesa II: Contemporânea | 80h |
Linguística V: Língua e Cognição | 80h |
Teoria da Literatura III: Literatura e Nacionalidade | 80h |
Tópicos Aspectos Culturais e Regionais | 40h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Estágio Supervisionado VII | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo: 8º Período
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 485h |
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Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Linguística VI: Linguística Aplicada | 80h |
Literatura e outras artes | 40h |
Literatura Brasileira I: Literatura e Cultura | 40h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 50h |
TCC | 40h | Estágio Supervisionado VIII | 50h | Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Campo de Trabalho
Conheça 5 áreas de atuação do profissional de Letras que vão além do ensino;O profissional de Letras pode trabalhar com revisão de textos;
o curso de Letras pode ter habilitação na língua local e em uma língua estrangeira;
interpretação;
editoração; e
produção Textual.
Perfil de Egresso
O perfil do profissional resulta da concepção do curso, dos objetivos, da estrutura curricular, da metodologia de ensino, da união entre teoria e prática, das atividades complementares, de extensão e da interação entre ensino, pesquisa e extensão. Atendendo ao prescrito nas Diretrizes Curriculares do Curso de Letras – Português e Literaturas, o futuro profissional de Letras deve apresentar sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais, aliada à postura reflexiva, visão crítica e dimensão prática. Ao término de seu percurso acadêmico, os egressos do UNISIGNORELLI, como profissionais críticos e conscientes, estão aptos a atuar na transformação da sociedade, buscando pesquisar, selecionar, compreender e divulgar informações e conhecimentos de interesse da sociedade para o pleno exercício da cidadania e do bem comum, com domínio teórico, técnico e expressivo da atividade em seus diversos meios. Face às mudanças tecnológicas, a complexidade da sociedade contemporânea e as permanentes demandas do mercado, o egresso recebe formação técnica que o capacite a: dominar ferramentas e linguagens digitais empregadas no exercício da profissão em suas diversas plataformas - impressas, audiovisuais e digitais – tanto em organizações públicas quanto privadas. Considerando-se, de forma integrada, o detalhamento arrolado na concepção, finalidade e objetivos do Curso, vislumbra, por um lado, a expectativa de que o licenciado compreenda que toda formação constitui-se um processo contínuo, autônomo e permanente, em face das transformações históricas e sociais que reverberam e influenciam concepções, teorias e práticas educacionais, que por sua vez afetam o mundo do trabalho. Por outro lado, espera-se que o licenciado ratifique o compromisso ético, a responsabilidade social e educacional, a partir de uma reflexão permanente sobre o papel da linguagem como veículo de acesso ao conhecimento científico, à grandeza da Arte, à expressão da subjetividade e das relações intersubjetivas, mas, também, de sua relação com o ensino e a aprendizagem como meio de inserção e integração social e exercício de cidadania e direitos humanos, promoção de visibilidade da diversidade cultural, da emergência das vozes das minorias étnico-raciais e das relações de gênero, da pessoa com deficiência, dos excluídos, das lutas de classe, da consciência política de trabalhadores e trabalhadoras da educação, das causas ambientais e demais demandas da sociedade brasileira contemporânea.Objetivos
Formar profissionais em nível superior, nas modalidades presencial e a distância das diferentes áreas do conhecimento, aptos à inserção em setores produtivos e à participação ativa no desenvolvimento da sociedade brasileira;
oferecer oportunidades de aperfeiçoamento, de especialização e de formação continuada;
proporcionar formação para o exercício do magistério e da prática pedagógica em todos os seus aspectos e dimensões, sob a perspectiva de educação continuada;
garantir o domínio de métodos, de técnicas e de recursos tecnológicos indispensáveis ao desempenho da profissão na pós-modernidade; e
ofertar cursos e programas nas diferentes modalidades de ensino, e estabelecer relações educacionais com instituições no exterior visando à realização de um programa de intercâmbio permanente de estudantes.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019