Curso: Licenciatura em Filosofia
O Curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Internacional Signorellibusca formar profissionais com foco em refletir sobre política, religião, ética e poder, entre tantas outras temáticas relacionadas à vida.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.680 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: Sociedade, Educação e Cidadania
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 490h |
---|---|
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 60h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 60h |
História da Filosofia Antiga | 80h |
Introdução à Filosofia | 80h |
Metafísica | 60h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Estágio Supervisionado I | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Sociedade, Educação e Cidadania
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 510h |
---|---|
Didática Geral | 80h |
Psicologia da Educação | 60h |
Teoria do Conhecimento | 60h |
História da Filosofia Medieval | 80h |
Filosofia da Religião | 80h |
Redação: Prática Textual | 60h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Prática pedagógica e Cidadania
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 430h |
---|---|
Tecnologias da Informação e Comunicação | 60h |
História da Filosofia Moderna | 80h |
Filosofia Política | 60h |
Lógica | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Prática pedagógica e Cidadania
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Didática Aplicada à História I | 80h |
História da Filosofia Contemporânea | 80h |
Filosofia da Ciência | 80h |
Ética | 60h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h | Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Didática Aplicada à História II | 80h |
Antropologia Geral | 80h |
Sociologia Geral | 80h |
Filosofia da Educação | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado V | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Avaliação Educacional | 80h |
Estatística Aplicada à Educação | 60h |
Estética | 60h |
Filosofia da Arte | 80h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Estágio Supervisionado VI | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Sociedade e Cultura
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 430h |
---|---|
Neurociência Educação | 80h |
História da Filosofia Pós-Moderna | 80h |
Filosofia das Ciências Humanas | 80h |
Tópicos Especiais: Aspectos culturais e regionais | 40h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Estágio Supervisionado VII | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Sociedade e Cultura
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 470h |
---|---|
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Filosofia da Linguagem | 80h |
Filosofia do Direito | 60h |
Filosofia na Atualidade | 60h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 50h |
TCC | 40h |
Estágio Supervisionado VIII | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Campo de Trabalho
Filosofia é a área do conhecimento focada em refletir sobre política, religião, ética e poder, entre tantas outras temáticas relacionadas à vida.
5 áreas para quem pretende trabalhar com Filosofia:
Docência;
Pesquisa e carreira acadêmica;
Colunista e crítico em veículos de comunicação;
Setor público e ONGs; e
Mercado editorial
Perfil de Egresso
O licenciado em Filosofia deve possuir uma sólida formação acerca da história da Filosofia, de um lado, e da realidade social contemporânea, em especial a brasileira, de outro.
Ele deve também:
Estar capacitado não só para a exposição e análise teórica dos principais au¬tores, conceitos e questões da tradição do pensamento, como também para a reflexão inter e transdisciplinar, podendo atuar nas diversas interseções entre os campos pedagógicos, políticos, científicos, artísticos e culturais do País;
estar capacitado para despertar os discentes para a reflexão filosófica, vencen¬do com êxito as dificuldades inerentes a essa tarefa, bem como transmitir aos alunos da Educação Básica o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente;
compreender o papel do professor como colaborador no processo de apren¬dizagem;
estar capacitado para a pesquisa acadêmica e para a reflexão inter e trans¬disciplinar;
estar capacitado para selecionar, elaborar, analisar e criticar o material didático utilizado no ensino de Filosofia;
compreender a forma de construção do conhecimento e transmissão do mesmo;
compreender a importância da formação continuada no processo de cons¬trução do conhecimento;
estar habilitado para adaptar situações do cotidiano ao conteúdo ensinado; e
além disso, o licenciado em filosofia deverá estar em condições de suprir deman¬das sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento, especialmente no que diz respeito ao ensino da Filosofia na Educação Básica, produção, crítica e difusão de recursos didático-pedagógicos pertinentes à área.
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Filosofia visa formar professores de Filosofia para a Educação Básica, dotados de uma consistente fundamentação teórico-filosófica, peda¬gógica, científico-cultural e de vivências de situações práticas, relacionadas ao ensino da Filosofia, de modo a possibilitar que o licenciado em Filosofia exerça de modo com¬petente sua profissão, para atuar na educação básica e na educação não formal.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019