Curso: Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo
O Curso de Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo do Centro Universitário Internacional Signorellibusca a formação geral e humanística do bacharel, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais, aliada à postura reflexiva, visão crítica e dimensão prática.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 4.015 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: 1º Período
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 500h |
---|---|
História da Arte | 4 0h |
História e Teoria da Mídia | 80h |
Teoria da Comunicação: História | 80h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Tecnologia da Comunicação e da Informação | 80h |
Fotojornalismo | 80h |
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural | 20h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 2º Período
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 500h |
---|---|
Filosofia Geral | 40h |
Teorias e Fundamentos do Jornalismo | 80h |
Teoria da Comunicação: Escola e Pensamentos | 80h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Jornalismo Digital | 80h |
Radiojornalismo | 80h |
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 3º Período
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 500h |
---|---|
Antropologia Cultural | 40h |
Fundamentos de Marketing | 40h |
Teoria da Comunicação: Cibercultura | 80h |
Textualidade, Argumentação e Linguagem | 40h |
Marketing Estratégico | 80h |
Produção Jornalística | 80h |
Inglês para Jornalismo | 40h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 4º Período
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 500h |
---|---|
Sociologia Geral | 40h |
Ética e Legislação Jornalística | 80h |
Psicologia da Comunicação | 40h |
Redação Jornalística: Gênero Informativo | 80h |
Marketing Digital | 80h |
Redação em Impressos | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: 5º Período
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 610h |
---|---|
Ciência Política | 40h |
Estatística | 40h |
Sociologia da Comunicação | 40h |
Redação Jornalística: Gênero Opinativo | 80h |
Comunicação Empresarial | 80h |
Redação em Telejornal | 80h |
Metodologia Científica | 40h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado I | 100h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo: 6º Período
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 490h |
---|---|
Economia Política | 40h |
Mídia e Poder | 40h |
Planejamento de Cobertura Jornalística | 80h |
Redação Digital | 80h |
Pesquisa em Jornalismo | 80h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 80h |
Estágio Supervisionado II | 100h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo: 7º Período
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 515h |
---|---|
História da Cultura e da Sociedade do Mundo Contemporâneo | 40h |
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado | 80h |
Planejamento em Assessoria de Comunicação | 80h |
Comunicação e Gestão | 80h |
TCC I | 80h |
Tópicos Aspectos Culturais e Regionais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 15h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo: 8º Período
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 400h |
---|---|
Comunicação Comparada | 80h |
Práticas em Jornalismo Internacional | 80h |
TCC II | 80h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 15h |
Atividades de Extensão | 55h |
Campo de Trabalho
O jornalista pode trabalhar nos mais diferentes tipos de mídia e veículos de imprensa, como televisão, rádio, internet, jornal impresso, revista. Além disso, o jornalista pode trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos, como assessor de imprensa e com comunicação corporativa.
Perfil de Egresso
O perfil do profissional resulta da concepção do curso, dos objetivos, da estrutura curricular, da metodologia de ensino, da união entre teoria e prática, das atividades complementares, de extensão e da interação entre ensino, pesquisa e extensão.
Atendendo ao prescrito nas Diretrizes Curriculares do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, o futuro bacharel deve apresentar sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais, aliada à postura reflexiva, visão crítica e dimensão prática.Ao término de seu percurso acadêmico, os egressos do Centro Universitário Internacional Signorelli, como profissionais críticos e conscientes, estão aptos a atuar na transformação da sociedade, buscando pesquisar, selecionar, compreender e divulgar informações e conhecimentos de interesse da sociedade para o pleno exercício da cidadania e do bem comum, com domínio teórico, técnico e expressivo da atividade em seus diversos meios.
Face às mudanças tecnológicas, a complexidade da sociedade contemporânea e as permanentes demandas do mercado, o egresso recebe formação técnica que o capacite a: dominar ferramentas e linguagens digitais empregadas no exercício da profissão em suas diversas plataformas - impressas, audiovisuais e digitais – tanto em organizações públicas quanto privadas; atuar na comunicação organizacional como assessor especializado/segmentado, uma das tendências do jornalismo atual.
Vale ressalvar que a Instituição busca não só um instrumental tecnológico adequado a esses tempos de rápida informação; mas, sobretudo, uma base de conhecimentos que alimente a reflexão acerca dos usos sociais desse instrumental, das condições de possibilidade do exercício da cidadania em um contexto de globalização da informação e de suas relações com os processos e meios de comunicação. Nesse sentido, frisa-se que todo corpo docente do Curso de Comunicação Social - Jornalismo está envolvido na construção de valores importantes como a ética e o comportamento cidadão.
Assim, o futuro bacharel deve apresentar sólida formação fundamental, sócio-política, prática, contextualizada e ética. Deve ser um prático da Comunicação Social, mas também pesquisador das Teorias da Comunicação, sendo que, em ambas as dimensões, deverá ser profissional comprometido, cujo perfil delineie-se como:
Cidadão consciente de seu papel na sociedade em que se insere, atuando com autonomia intelectual que o capacite a desenvolver visão histórico-social necessária ao exercício de sua profissão como profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la;
profissional que desenvolva uma prática fundada na pluralidade, na visão complexa de mundo e na sensibilidade humana e artística, além da competência técnica que ele vai adquirir durante o processo ensino-aprendizagem;
bacharel com formação integral, multimídia e multitarefa, seja nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais ou em um jornalismo independente, que surge com força total no mercado atual;
habilitado a estabelecer a relação entre teoria e prática, configurando-se como profissional com competências e habilidades para atuar no mercado de trabalho jornalístico, bem como na carreira docente, mediante qualificação em especializações e cursos de pós-graduação;
bacharel com visão interdisciplinar do Jornalismo, adequando sua formação profissional às necessidades do mercado de trabalho, às diversas realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, e as transformações da sociedade;
jornalista com possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias e capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de preocupar-se em conservar o equilíbrio do ambiente;
bacharel com visão interdisciplinar do jornalismo, compreendendo-o como fenômeno sócio-político e ético; e
cidadão em constante desenvolvimento profissional, exercendo prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.
Objetivos
Formar profissionais em nível superior, das diferentes áreas do conhecimento, aptos à inserção em setores produtivos e à participação ativa no desenvolvimento da sociedade brasileira;
oferecer oportunidades de aperfeiçoamento, de especialização e de formação continuada;
proporcionar formação para o exercício do magistério e da prática pedagógica em todos os seus aspectos e dimensões, sob a perspectiva de educação continuada;
garantir o domínio de métodos, de técnicas e de recursos tecnológicos indispensáveis ao desempenho da profissão na pós-modernidade; e
ofertar cursos e programas nas diferentes modalidades de ensino, e estabelecer relações educacionais com instituições no exterior visando à realização de um programa de intercâmbio permanente de estudantes.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019