Curso: Licenciatura em Artes
O Curso de Licenciatura em Artes do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, promovendo o conhecimento em Arte/Educação, a experiência e a vivência da criação artística; desenvolvendo o conhecimento técnico, político, ético e estético da realidade educacional; e contribuindo com a formação inicial e continuada do docente em Artes.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.740 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Valor: $ EaD
Estrutura Curricular
Eixo: Educação, Arte e Sociedade
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 555h |
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Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 80h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 80h |
Psicologia da Educação | 80h |
Arte e Antropologia | 80h |
História da Arte I | 80h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Estágio Supervisionado I | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo:História da Arte e Cidadania
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 475h |
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Didática Geral | 80h |
Arte e Educação | 80h |
Arte e Filosofia | 80h |
História da Arte II | 80h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo:Artes e Tecnologias
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 475h |
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Tecnologias da Informação e Comunicação | 80h |
Arte e Tecnologia | 80h |
Teorias da Arte | 80h |
História da Arte III | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Manifestações Artísticas Brasileiras e Ensino
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 475h |
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Didática Aplicada às Artes I | 80h |
Estética I | 80h |
Manifestações Artísticas Brasileiras | 80h |
Historiografia da Arte Brasileira | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo:Ensino das Artes: Estética e Percepção
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 395h |
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Didática Aplicada às Artes II | 80h |
Estética II | 80h |
Percepção | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado V | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo:Manifestações Artísticas Afro-Brasileira e Avaliação
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 475h |
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Avaliação Educacional | 80h |
Estatística Aplicada à Educação | 80h |
Semiótica | 80h |
Arte Africana e Afro-Brasileira | 80h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Estágio Supervisionado VI | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo:Linguagens Artísticas e Cultura Popular
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 485h |
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Neurociência e Educação | 80h |
Linguagens Artísticas Integradas | 80h |
Arte e Cultura Popular | 80h |
Tópicos Especiais: Aspectos Culturais e Regionais | 40h |
Pesquisa em Educação | 80h |
Estágio Supervisionado VII | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Eixo:Artes e Inclusão Social
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 405h |
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Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
Sociedade, Cultura e Arte | 80h |
Arte e Identidade | 40h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 40h |
TCC | 40h |
TCC | 40h |
Estágio Supervisionado VIII | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Atividades de Extensão | 50h |
Campo de Trabalho
Profissionais que passam pela graduação em Artes Visuais podem atuar tanto em indústrias criativas como na área da educação. Galerias de arte, museus, institutos de conservação e universidades são apenas algumas possibilidades de organizações onde um artista visual pode trabalhar.
Perfil de Egresso
O Curso de Licenciatura em Artes deseja formar o profissional que integre a produção, a pesquisa, e a crítica ao ensino das artes. Tem como objetivo o desenvolvi mento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, assim como, a apropriação do pensamento ético e reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas, e da sensibilidade estética comprometida com a construção do conhecimento. Para tanto, o profissional egresso deve ser conhecedor de manifestações artísticas, bem como de referenciais teórico-metodológicos necessários à docência das artes, numa perspectiva de integração e diálogo entre as mesmas.
O futuro professor de Artes deve vivenciar e desenvolver habilidades artísticas, adquiridas por meio do conhecimento de técnicas, estilos, repertórios, obras e outras criações artísticas e tecnologias indispensáveis à atuação no campo profissional do ensino de Artes. O objetivo é formar o profissional que focalize sua prática docente na integração do indivíduo à sociedade, tornando-o participativo das múltiplas manifestações artístico-culturais.
O profissional egresso deve ser capaz de promover a articulação dos múltiplos saberes necessários à demanda do seu exercício docente, assim como de avaliar critica mente a sua própria atuação. Almeja-se a capacidade de interagir de forma cooperativa com a comunidade profissional, acadêmica e artística na elaboração de projetos e investi gações no campo das Artes. Tendo em vista a ampla possibilidade do ensino em Artes em instituições formais e não formais, o profissional em formação deve ser preparado para atuar com as diversas faixas etárias, respeitando as fases do desenvolvimento humano e articulando os conhecimentos produzidos a partir da pesquisa artística, levando em consideração os materiais e os meios expressivos a serem vivenciados de acordo com as necessidades de seu público-alvo.
Neste sentido, deve ser um profissional preocupado com a formação continuada, e com a contextualização do ensino, capaz de refletir sobre o fazer artístico e sua importância desenvolvimento integral do ser humano. Por fim, almeja-se um profissional que estimule a reflexão e o conhecimento sobre a produção artístico-cultural de seu ambiente local e global, desenvolvendo projetos artísticos, educativos e culturais e variados.
Objetivos
Curso de Licenciatura em Artes do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, promovendo o conhecimento em Arte/Educação, a experiência e a vivência da criação artística; desenvolvendo o conhecimento técnico, político, ético e estético da realidade educacional; e contribuindo com a formação inicial e continuada do docente em Artes.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019