Acessibilidade

Curso: Licenciatura em Artes

O Curso de Licenciatura em Artes do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, promovendo o conhecimento em Arte/Educação, a experiência e a vivência da criação artística; desenvolvendo o conhecimento técnico, político, ético e estético da realidade educacional; e contribuindo com a formação inicial e continuada do docente em Artes.

Duração: 4 anos (8 períodos)

Carga horária: 3.740 h

Modalidades: Ensino a Distância (EaD)

Valor: $ EaD

TENHO INTERESSE

Inscreva-se

Estrutura Curricular

Eixo: Educação, Arte e Sociedade

Disciplinas 1º Período Carga horária: 555h
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação 80h
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica 80h
Psicologia da Educação 80h
Arte e Antropologia 80h
História da Arte I 80h
Expressão Oral e Escrita 40h
Estágio Supervisionado I 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Eixo:História da Arte e Cidadania

Disciplinas 2º Período Carga horária: 475h
Didática Geral 80h
Arte e Educação 80h
Arte e Filosofia 80h
História da Arte II 80h
Redação: Prática Textual 40h
Estágio Supervisionado II 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Eixo:Artes e Tecnologias

Disciplinas 3º Período Carga horária: 475h
Tecnologias da Informação e Comunicação 80h
Arte e Tecnologia 80h
Teorias da Arte 80h
História da Arte III 80h
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais 40h
Estágio Supervisionado III 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Manifestações Artísticas Brasileiras e Ensino

Disciplinas 4º Período Carga horária: 475h
Didática Aplicada às Artes I 80h
Estética I 80h
Manifestações Artísticas Brasileiras 80h
Historiografia da Arte Brasileira 80h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Estágio Supervisionado IV 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Eixo:Ensino das Artes: Estética e Percepção

Disciplinas 5º Período Carga horária: 395h
Didática Aplicada às Artes II 80h
Estética II 80h
Percepção 80h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo 40h
Estágio Supervisionado V 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Eixo:Manifestações Artísticas Afro-Brasileira e Avaliação

Disciplinas 6º Período Carga horária: 475h
Avaliação Educacional 80h
Estatística Aplicada à Educação 80h
Semiótica 80h
Arte Africana e Afro-Brasileira 80h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania 40h
Estágio Supervisionado VI 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 40h

Eixo:Linguagens Artísticas e Cultura Popular

Disciplinas 7º Período Carga horária: 485h
Neurociência e Educação 80h
Linguagens Artísticas Integradas 80h
Arte e Cultura Popular 80h
Tópicos Especiais: Aspectos Culturais e Regionais 40h
Pesquisa em Educação 80h
Estágio Supervisionado VII 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 50h

Eixo:Artes e Inclusão Social

Disciplinas 8º Período Carga horária: 405h
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas 80h
Sociedade, Cultura e Arte 80h
Arte e Identidade 40h
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão 40h
TCC 40h
TCC 40h
Estágio Supervisionado VIII 50h
Atividades Complementares 25h
Atividades de Extensão 50h

Campo de Trabalho

Profissionais que passam pela graduação em Artes Visuais podem atuar tanto em indústrias criativas como na área da educação. Galerias de arte, museus, institutos de conservação e universidades são apenas algumas possibilidades de organizações onde um artista visual pode trabalhar.

Perfil de Egresso

O Curso de Licenciatura em Artes deseja formar o profissional que integre a produção, a pesquisa, e a crítica ao ensino das artes. Tem como objetivo o desenvolvi mento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, assim como, a apropriação do pensamento ético e reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas, e da sensibilidade estética comprometida com a construção do conhecimento. Para tanto, o profissional egresso deve ser conhecedor de manifestações artísticas, bem como de referenciais teórico-metodológicos necessários à docência das artes, numa perspectiva de integração e diálogo entre as mesmas.

O futuro professor de Artes deve vivenciar e desenvolver habilidades artísticas, adquiridas por meio do conhecimento de técnicas, estilos, repertórios, obras e outras criações artísticas e tecnologias indispensáveis à atuação no campo profissional do ensino de Artes. O objetivo é formar o profissional que focalize sua prática docente na integração do indivíduo à sociedade, tornando-o participativo das múltiplas manifestações artístico-culturais.

O profissional egresso deve ser capaz de promover a articulação dos múltiplos saberes necessários à demanda do seu exercício docente, assim como de avaliar critica mente a sua própria atuação. Almeja-se a capacidade de interagir de forma cooperativa com a comunidade profissional, acadêmica e artística na elaboração de projetos e investi gações no campo das Artes. Tendo em vista a ampla possibilidade do ensino em Artes em instituições formais e não formais, o profissional em formação deve ser preparado para atuar com as diversas faixas etárias, respeitando as fases do desenvolvimento humano e articulando os conhecimentos produzidos a partir da pesquisa artística, levando em consideração os materiais e os meios expressivos a serem vivenciados de acordo com as necessidades de seu público-alvo.

Neste sentido, deve ser um profissional preocupado com a formação continuada, e com a contextualização do ensino, capaz de refletir sobre o fazer artístico e sua importância desenvolvimento integral do ser humano. Por fim, almeja-se um profissional que estimule a reflexão e o conhecimento sobre a produção artístico-cultural de seu ambiente local e global, desenvolvendo projetos artísticos, educativos e culturais e variados.

Objetivos

Curso de Licenciatura em Artes do Centro Universitário Internacional Signorelli tem como objetivo formar professores, para atuar na educação básica, profissional e na educação não formal, promovendo o conhecimento em Arte/Educação, a experiência e a vivência da criação artística; desenvolvendo o conhecimento técnico, político, ético e estético da realidade educacional; e contribuindo com a formação inicial e continuada do docente em Artes.

Compartilhar

Faculdade Internacional Signorelli


Quer Ganhar um MEGA DESCONTO
em Nossos Cursos?

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você!