Curso: Licenciatura em História
O Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional Signorellibusca formar profissionais com aptidão para atuar como docente no ensino fundamental (últimas séries) e médio, em escolas de educação profissional, particulares e públicas, bem como em sindicatos, ONG´s e programas governamentais que ofereçam cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.680 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
Estrutura Curricular
Eixo: Sociedade, Educação e Cidadania
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 490h |
---|---|
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 60h |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 60h |
História Antiga Ocidental: Roma e Grécia | 80h |
História Antiga Oriental: Egito e Mesopotâmia | 80h |
Teoria da História I | 60h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Estágio Supervisionado I | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Sociedade, Educação e Cidadania
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 510h |
---|---|
Didática Geral | 80h |
Psicologia da Educação | 60h |
Teoria do Conhecimento | 60h |
História da África I: Reinos subsaarianos e Islamismo | 80h |
História Medieval: Das Migrações germânicas ao Feudalismo | 80h |
Teoria da História II | 40h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Prática pedagógica e Cidadania
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 430h |
---|---|
Tecnologias da Informação e Comunicação | 60h |
História da África II: África do Atlântico e Austral | 60h |
História do Brasil I:Pré-colonial e colonia | 80h |
História Moderna | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Estágio Supervisionado III | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Prática pedagógica e Cidadania
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Didática Aplicada à História I | 80h |
História América I: Povos pré-colombianos e colonização espanhola | 80h |
História do Brasil II: Império | 80h |
Filosofia Geral | 60h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h | Estágio Supervisionado IV | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Didática Aplicada à História II | 80h |
História América II: Colonização inglesa e independência dos EUA | 80h |
História do Brasil III: República | 80h |
Sociologia Geral | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Estágio Supervisionado V | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 450h |
---|---|
Avaliação Educacional | 80h |
Estatística Aplicada à Educação | 60h |
História da América III: Independência da América espanhola e EUA no século XIX | 80h |
História da Arte I | 60h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania | 40h |
Estágio Supervisionado VI | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Sociedade e Cultura
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 410h |
---|---|
Neurociência Educação | 80h |
História Contemporânea | 80h |
História da Arte II | 60h |
Tópicos Especiais: Aspectos culturais e regionais | 40h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Estágio Supervisionado VII | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Eixo: Sociedade e Cultura
Disciplinas 8º Período | Carga horária: 490h |
---|---|
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas | 80h |
História do Mundo Contemporâneo: O breve século XX | 60h |
História do Brasil Contemporâneo: Século XX (Era Vargas – Redemocratização) | 80h |
História da América Contemporânea: Século XX(Populismo e Ditaduras militares) | 80h |
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão | 50h |
TCC | 40h |
Estágio Supervisionado VIII | 50h |
Atividades Complementares | 20h |
Atividades de Extensão | 40h |
Campo de Trabalho
Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.
Perfil de Egresso
Nas perspectivas adotadas por este Projeto, o egresso do Curso de Licenciatura em História deverá dispor de competências e habilidades que lhe permitam atuar, efetivamente, em tríplice dimensão: como profissional, pesquisador e cidadão e se delineia numa perspectiva de educação crítico-transformadora, na qual o profissional se apresenta com competência para exercer o magistério comprometido com o processo educativo, capaz de:
Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária;
garantir a qualidade da aprendizagem dos alunos, buscando propor interpretações acerca das conjunturas em que vivem;
utilizar novas metodologias, tecnologias, estratégias e materiais de apoio;
atuar como pesquisador, desenvolvendo práticas pedagógicas investigativas primando pela análise crítica;
agir como facilitador e promotor de relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
apropriar-se de saberes científicas necessárias para a ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentam a didática, o planejamento e a avaliação, dentre outros;
compreender as diferentes etapas da aprendizagem e do desenvolvimento humano;
buscar metodologias e alternativas para os alunos com dificuldades de aprendizagem a fim de assegurar-lhes o sucesso no aprender;
desenvolver uma postura de engajamento ético na problemática e/ou impasses inerentes ao processo educativo;
conscientizar-se de sua responsabilidade social, assumindo de forma crítica, séria e construtiva a prática educativa e de pesquisa; e
investigar a sua prática pedagógica, repensar e recriar a sua teoria na relação do saber e do fazer.
O profissional formado poderá atuar como docente no ensino fundamental (últimas séries) e médio, em escolas de educação profissional, particulares e públicas, bem como em sindicatos, ONG´s e programas governamentais que ofereçam cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
Objetivos
Contribuir para a formação continuada e qualificação profissional de futuros professores de História;
utilizar estratégias na linguagem de EaD que facilitem a interatividade e compreensão do currículo proposto no curso;
compreender, criticamente, conceitos aplicados à História;e
analisar e sistematizar conceitos adequados e indispensáveis ao trabalho docente.
Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019