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História EAD

Curso: Licenciatura em História

O Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional Signorellibusca formar profissionais com aptidão para atuar como docente no ensino fundamental (últimas séries) e médio, em escolas de educação profissional, particulares e públicas, bem como em sindicatos, ONG´s e programas governamentais que ofereçam cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.

Duração: 4 anos (8 períodos)

Carga horária: 3.680 h

Modalidades: Ensino a Distância (EaD)

TENHO INTERESSE

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Estrutura Curricular

Eixo: Sociedade, Educação e Cidadania

Disciplinas 1º Período Carga horária: 490h
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação 60h
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica 60h
História Antiga Ocidental: Roma e Grécia 80h
História Antiga Oriental: Egito e Mesopotâmia 80h
Teoria da História I 60h
Expressão Oral e Escrita 40h
Estágio Supervisionado I 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Sociedade, Educação e Cidadania

Disciplinas 2º Período Carga horária: 510h
Didática Geral 80h
Psicologia da Educação 60h
Teoria do Conhecimento 60h
História da África I: Reinos subsaarianos e Islamismo 80h
História Medieval: Das Migrações germânicas ao Feudalismo 80h
Teoria da História II 40h
Redação: Prática Textual 40h
Estágio Supervisionado II 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Prática pedagógica e Cidadania

Disciplinas 3º Período Carga horária: 430h
Tecnologias da Informação e Comunicação 60h
História da África II: África do Atlântico e Austral 60h
História do Brasil I:Pré-colonial e colonia 80h
História Moderna 80h
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais 40h
Estágio Supervisionado III 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Prática pedagógica e Cidadania

Disciplinas 4º Período Carga horária: 450h
Didática Aplicada à História I 80h
História América I: Povos pré-colombianos e colonização espanhola 80h
História do Brasil II: Império 80h
Filosofia Geral 60h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Estágio Supervisionado IV 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania

Disciplinas 5º Período Carga horária: 450h
Didática Aplicada à História II 80h
História América II: Colonização inglesa e independência dos EUA 80h
História do Brasil III: República 80h
Sociologia Geral 80h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo 40h
Estágio Supervisionado V 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Ação docente e sala de aula e Cidadania

Disciplinas 6º Período Carga horária: 450h
Avaliação Educacional 80h
Estatística Aplicada à Educação 60h
História da América III: Independência da América espanhola e EUA no século XIX 80h
História da Arte I 60h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos e Cidadania 40h
Estágio Supervisionado VI 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Sociedade e Cultura

Disciplinas 7º Período Carga horária: 410h
Neurociência Educação 80h
História Contemporânea 80h
História da Arte II 60h
Tópicos Especiais: Aspectos culturais e regionais 40h
Pesquisa em Educação 40h
Estágio Supervisionado VII 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Eixo: Sociedade e Cultura

Disciplinas 8º Período Carga horária: 490h
Educação Inclusiva: Políticas e Práticas 80h
História do Mundo Contemporâneo: O breve século XX 60h
História do Brasil Contemporâneo: Século XX (Era Vargas – Redemocratização) 80h
História da América Contemporânea: Século XX(Populismo e Ditaduras militares) 80h
Tópicos Especiais: LIBRAS e Inclusão 50h
TCC 40h
Estágio Supervisionado VIII 50h
Atividades Complementares 20h
Atividades de Extensão 40h

Campo de Trabalho

Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.

Perfil de Egresso

Nas perspectivas adotadas por este Projeto, o egresso do Curso de Licenciatura em História deverá dispor de competências e habilidades que lhe permitam atuar, efetivamente, em tríplice dimensão: como profissional, pesquisador e cidadão e se delineia numa perspectiva de educação crítico-transformadora, na qual o profissional se apresenta com competência para exercer o magistério comprometido com o processo educativo, capaz de:

Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária;

garantir a qualidade da aprendizagem dos alunos, buscando propor interpretações acerca das conjunturas em que vivem;

utilizar novas metodologias, tecnologias, estratégias e materiais de apoio;

atuar como pesquisador, desenvolvendo práticas pedagógicas investigativas primando pela análise crítica;

agir como facilitador e promotor de relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

apropriar-se de saberes científicas necessárias para a ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentam a didática, o planejamento e a avaliação, dentre outros;

compreender as diferentes etapas da aprendizagem e do desenvolvimento humano;

buscar metodologias e alternativas para os alunos com dificuldades de aprendizagem a fim de assegurar-lhes o sucesso no aprender;

desenvolver uma postura de engajamento ético na problemática e/ou impasses inerentes ao processo educativo;

conscientizar-se de sua responsabilidade social, assumindo de forma crítica, séria e construtiva a prática educativa e de pesquisa; e

investigar a sua prática pedagógica, repensar e recriar a sua teoria na relação do saber e do fazer.

O profissional formado poderá atuar como docente no ensino fundamental (últimas séries) e médio, em escolas de educação profissional, particulares e públicas, bem como em sindicatos, ONG´s e programas governamentais que ofereçam cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.

Objetivos

Contribuir para a formação continuada e qualificação profissional de futuros professores de História;

utilizar estratégias na linguagem de EaD que facilitem a interatividade e compreensão do currículo proposto no curso;

compreender, criticamente, conceitos aplicados à História;e

analisar e sistematizar conceitos adequados e indispensáveis ao trabalho docente.

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Faculdade Internacional Signorelli