Curso: Licenciatura em Educação Especial
O Curso de Licenciatura em Educação Especial do Centro Universitário Internacional Signorellibusca formar um profissional que atue como professor em escolas públicas e privadas e escolas de Educação Especial. Mas, eles também podem trabalhar em hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Carga horária: 3.220 h
Modalidades: Ensino a Distância (EaD)
2Estrutura Curricular
Eixo: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Disciplinas 1º Período | Carga horária: 485h |
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Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 80h |
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação | 80h |
Funcionamento da Educação Especial: aspectos históricos, legais e filosóficos | 80h |
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem | 80h |
Tópicos Especiais: Ética e Cidadania | 40h |
Expressão Oral e Escrita | 40h |
Estágio Supervisionado I | 60h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 2º Período | Carga horária: 485h |
Fundamentos Socioantropológicos da Educação | 80h |
Educação Inclusiva: políticas e práticas | 80h |
Neurofisiologia | 40h |
Neuropsicologia | 40h |
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologia | 80h |
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais | 40h |
Língua Portuguesa: Uso e Produção | 40h |
Estágio Supervisionado II | 50h |
Atividades Complementares | 25h |
Eixo: ESCOLA: PROJETO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Disciplinas 3º Período | Carga horária: 485h |
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Organização do Trabalho Pedagógico | 80h |
Escola, Currículo e Conhecimento | 80h |
Deficiência Física: fundamentos e metodologias | 80h |
Deficiência Auditiva: fundamentos e metodologias | 80h |
Tópicos Especiais: Ética Profissional | 40h |
Redação: Prática Textual | 40h |
Estágio Supervisionado III | 60h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 4º Período | Carga horária: 405h |
Currículo e Educação Especial | 80h |
Transtornos Globais do Desenvolvimento: fundamentos e metodologias | 80h |
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias | 80h |
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental | 40h |
Metodologia Científica | 40h |
Textualidade, Argumentação e Linguagem | 80h |
Estágio Supervisionado IV | 60h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 5º Período | Carga horária: 405h |
Avaliação Educacional | 80h |
Deficiência Múltipla: fundamentos e metodologias | 80h |
Altas Habilidades e superdotação: fundamentos e metodologias | 80h |
Tópicos Especiais: Empreendedorismo | 40h |
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural | 40h |
Estágio Supervisionado V | 60h |
Atividades Complementares | 25h |
Eixo: AÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA
Disciplinas 6º Período | Carga horária: 365h |
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Tecnologias da Informação e Comunicação | 80h |
Didática Aplicada à Educação Especial | 80h |
Relações interpessoais: Escola, Família e Trabalho | 40h |
Tópicos Especiais: Direitos Humanos | 40h |
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências | 40h |
Estágio Supervisionado VI | 60h |
Atividades Complementares | 25h |
Disciplinas 7º Período | Carga horária: 385h |
Linguagem Corporal e Movimento | 80h |
Ensino da leitura e Escrita para pessoas com deficiência | 80h |
Pesquisa em Educação | 40h |
Sexualidade e Educação Especial | 40h |
LIBRAS | 40h |
Identidade e Variantes da Língua Espanhola | 40h |
Estágio Supervisionado VII | 40h |
Atividades Complementares | 25h |
Campo de Trabalho
Como existem diversos tipos de deficiência, a atuação do profissional de Educação Especial também é diversa. Em geral, ele atua como professor em escolas públicas e privadas e escolas de Educação Especial. Mas, eles também podem trabalhar em hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários.
Perfil de Egresso
Nas perspectivas adotadas por este Projeto, o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Especial deverá dispor de competências e habilidades que lhe permitam atuar, efetivamente, em tríplice dimensão: como profissional, intelectual e cidadão.
Objetivos
Acesso com participação e aprendizagem no ensino comum;
ofertar atendimento educacional especializado;
continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;
promover da acessibilidade universal;
formação continuada de professores para o atendimento educacional espe¬cializado;
formação dos profissionais da educação e comunidade escolar;
transversalidade da modalidade de ensino especial desde a educação infantil até a educação superior; e
articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.Arquivos
Matriz Curricular - EADAutorização de oferta de curso EaD - PORTARIA No. 337 de 11/07/2019