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Educação Especial EAD

Curso: Licenciatura em Educação Especial

O Curso de Licenciatura em Educação Especial do Centro Universitário Internacional Signorellibusca formar um profissional que atue como professor em escolas públicas e privadas e escolas de Educação Especial. Mas, eles também podem trabalhar em hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários.

Duração: 4 anos (8 períodos)

Carga horária: 3.220 h

Modalidades: Ensino a Distância (EaD)

TENHO INTERESSE

2

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Estrutura Curricular

Eixo: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Disciplinas 1º Período Carga horária: 485h
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica 80h
Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação 80h
Funcionamento da Educação Especial: aspectos históricos, legais e filosóficos 80h
Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem 80h
Tópicos Especiais: Ética e Cidadania 40h
Expressão Oral e Escrita 40h
Estágio Supervisionado I 60h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 2º Período Carga horária: 485h
Fundamentos Socioantropológicos da Educação 80h
Educação Inclusiva: políticas e práticas 80h
Neurofisiologia 40h
Neuropsicologia 40h
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologia 80h
Tópicos Especiais: Relações Étnico-raciais 40h
Língua Portuguesa: Uso e Produção 40h
Estágio Supervisionado II 50h
Atividades Complementares 25h

Eixo: ESCOLA: PROJETO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Disciplinas 3º Período Carga horária: 485h
Organização do Trabalho Pedagógico 80h
Escola, Currículo e Conhecimento 80h
Deficiência Física: fundamentos e metodologias 80h
Deficiência Auditiva: fundamentos e metodologias 80h
Tópicos Especiais: Ética Profissional 40h
Redação: Prática Textual 40h
Estágio Supervisionado III 60h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 4º Período Carga horária: 405h
Currículo e Educação Especial 80h
Transtornos Globais do Desenvolvimento: fundamentos e metodologias 80h
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias 80h
Tópicos Especiais: Responsabilidade Socioambiental 40h
Metodologia Científica 40h
Textualidade, Argumentação e Linguagem 80h
Estágio Supervisionado IV 60h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 5º Período Carga horária: 405h
Avaliação Educacional 80h
Deficiência Múltipla: fundamentos e metodologias 80h
Altas Habilidades e superdotação: fundamentos e metodologias 80h
Tópicos Especiais: Empreendedorismo 40h
Língua Espanhola no Contexto Sociocultural 40h
Estágio Supervisionado V 60h
Atividades Complementares 25h

Eixo: AÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA

Disciplinas 6º Período Carga horária: 365h
Tecnologias da Informação e Comunicação 80h
Didática Aplicada à Educação Especial 80h
Relações interpessoais: Escola, Família e Trabalho 40h
Tópicos Especiais: Direitos Humanos 40h
Língua Espanhola: Intercâmbios e Vivências 40h
Estágio Supervisionado VI 60h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 7º Período Carga horária: 385h
Linguagem Corporal e Movimento 80h
Ensino da leitura e Escrita para pessoas com deficiência 80h
Pesquisa em Educação 40h
Sexualidade e Educação Especial 40h
LIBRAS 40h
Identidade e Variantes da Língua Espanhola 40h
Estágio Supervisionado VII 40h
Atividades Complementares 25h
Disciplinas 8º Período Carga horária: 385h Estatística Aplicada à Educação 80h Ensino da Matemática para pessoas com deficiência 80h Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva 80h Tópicos Especiais: Política Internacional 40h Aspectos Linguístico-comunicativos da Língua Espanhola 40h TCC 40h Atividades Complementares 25h

Campo de Trabalho

Como existem diversos tipos de deficiência, a atuação do profissional de Educação Especial também é diversa. Em geral, ele atua como professor em escolas públicas e privadas e escolas de Educação Especial. Mas, eles também podem trabalhar em hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários.

Perfil de Egresso

Nas perspectivas adotadas por este Projeto, o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Especial deverá dispor de competências e habilidades que lhe permitam atuar, efetivamente, em tríplice dimensão: como profissional, intelectual e cidadão.

Objetivos

Acesso com participação e aprendizagem no ensino comum;

ofertar atendimento educacional especializado;

continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;

promover da acessibilidade universal;

formação continuada de professores para o atendimento educacional espe¬cializado;

formação dos profissionais da educação e comunidade escolar;

transversalidade da modalidade de ensino especial desde a educação infantil até a educação superior; e

articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

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Faculdade Internacional Signorelli