Complementação Pedagógica



Apresentação

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio - PROFOP destina-se a licenciar profissionais já graduados em cursos de tecnologia, para que tenham acesso às redes de ensino da Educação Básica, para a docência de disciplinas do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em nível médio, em instituições públicas e privadas.

Volta-se para a formação do educador multiqualificado sob uma perspectiva holística, fundamentada no processo dialético prática - teoria - prática, para que esse profissional possa assumir não só as atividades dídático-pedagógicas em suas diferentes dimensões do ensino, como também o exercício da cidadania na conjuntura histórica em que se insere, através da reflexão sobre sua prática e seus conhecimentos e do compromisso político com as diferentes classes sociais.




Duração: 18 meses

Carga horária: 1420h



Estrutura Curricular
Para acessar a estrutura curricular do curso,Credenciamento da Faculdade


Objetivos Gerais do Curso

  • Contribuir para a melhoria da Educação Básica;
  • Atender a uma demanda social de formação de docentes, para atuar nas quatro últimas séries do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional;
  • Oportunizar o acesso ao magistério a todos aqueles que, profissionais em nível superior, desejam lecionar;
  • Habilitar professores que já estejam em exercício, oferecendo-lhes a complementação pedagógica com a capacitação em serviço, salvaguardando o plano curricular e a supervisão do curso;
  • Formar profissionais críticos, com sólidos conhecimentos pedagógicos e aptos à investigação que favoreça o processo contínuo de construção de conhecimento na sua área de atuação;
  • Habilitar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos inerentes à disciplina que ministram e o cotidiano escolar;
  • Integrar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, componentes indispensáveis à formação dos profissionais da Educação, aos saberes, valores e problemas do homem e da Educação escolar das diferentes regiões brasileiras.


Objetivos Específicos do Curso

  • Habilitar portadores de diploma de Ensino Superior a ministrar aulas das disciplinas que integram as quatro últimas séries finais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Profissional em Nível Médio (Resolução 2/97 do CNE - Artigo 1°), em consonância com necessidades específicas regionais;
  • Capacitar pedagogicamente, a curto prazo, professores de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Filosofia, Sociologia, História e Geografia para atuar na Educação Básica;
  • Desenvolver habilidades necessárias ao exercício do magistério, no que diz respeito à metodologia e às técnicas de ensino;
  • Propiciar condições para reflexão e crítica sobre situações de sala de aula, tendo como parâmetro as vivências da observação, co-participação e regência de turma ao longo do estágio de prática de ensino;
  • Oferecer diferentes caminhos para que o estudante possa buscar alternativas de solução quando em confronto com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica escolar;
  • Contribuir para a criação de um espaço de excelência que articule a formação teórica e a vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre a formatação e a valorização do magistério.
  • Experimentar metodologias inovadoras, conforme determina o artigo 63 da Lei nº 9394/96, especificamente na área de formação pedagógica de docentes.
  • O licenciado pelo Programa Especial de Formação Pedagógica poderá atuar no Magistério no Ensino Fundamental, Médio e Profissional de escolas públicas e particulares, sendo capaz de:
    • assumir as funções de professor de Educação Básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e da Educação Profissional de nível técnico.
    • participar da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula.
    • criar condições para participação dos alunos no desenvolvimento social, cultural e econômico do entorno comunitário da escola;
    • avaliar continuamente o seu trabalho de ensino, a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, como instrumento de aprimoramento pessoal e profissional e de melhoria de processos e de resultados.



Metodologia

O projeto pedagógico do PROFOP da Faculdade Internacional Signorelli e, em particular, o currículo, foram pensados a partir de parâmetros de referência que fundamentam todo o processo educativo, segundo uma visão ideal do profissional que se deseja formar.



Em primeiro lugar, o currículo apoia-se numa visão integrativa de homem e do profissional da educação, consciente de sua função dentro de uma imensa totalidade orgânica que pressupõe pluralismo de abordagens e diferentes maneiras de pensar, agir, produzir e interagir.



O projeto sustenta-se, também, num segundo pressuposto: a concepção pedagógica emancipadora, em busca da autonomia do indivíduo para torná-lo capaz de elaboração pessoal, ressignificação e apropriação do conhecimento, como ator da própria aprendizagem, e de assumir as competências inerentes à profissão.



O terceiro pressuposto diz respeito à construção progressiva de competências, o que requer alternativas pedagógicas originais que respondam a situações reais.



Três competências básicas sustentam a proposta pedagógica do curso: o pensar crítico, o pensar criativo e a práxis, basilares para definição do professor como profissional.




Avaliação de aprendizagem

A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.



Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.



São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.



O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):



  • Avaliação da Aprendizagem 1 - A1
  • Avaliação da Aprendizagem 2 - A2
  • Avaliação da Aprendizagem 3 - A3



Forma e Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos ao Programa Especial de Formação Pedagógica será feita por Comissão designada pelo Diretor- Geral da Faculdade que pontuará, de acordo com tabela previamente estabelecida, os currículos e Históricos Escolares apresentados.



Na seleção dos candidatos obedecer-se-á a seguinte ordem de prioridade:
a) portadores de diploma de graduação - relacionado com a habilitação pretendida, com, pelo menos, 60 (sessenta) horas de experiência docente;
b) portadores de diploma de graduação - relacionado com a habilitação pretendida.


Eixos Temáticos:

  • Sociedade e Escola: Projeto e Prática Pedagógica e Ação Docente, Produção do Conhecimento e Identidade do Profissional da Educação perfazendo um total de 900 (novecentas) horas, incluindo a Prática de Ensino, conforme determina a Resolução CP nº 2/97 - CNE, com duração de 300 (trezentas) horas, que se iniciam tão logo os estudantes recebem as orientações necessárias.
  • O programa terá a duração de 18 meses e a carga horária total de 1420 horas distribui-se da seguinte forma:
    • Aulas teórico-práticas , de pesquisa e prática pedagógica supervisionada
    • Encontros Presenciais ao longo do período letivo.
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