Curso de Bacharelado em Direito



Autorização da oferta do curso Portaria Nº 301 - 15/04/2015: - Credenciamento da Faculdade



Apresentação
O Curso de Direito da Faculdade Internacional Signorelli volta seus esforços para o engajamento social constante de suas atividades, através de uma aplicação interdisciplinar dos conteúdos programáticos e do despertar nas consciências dos acadêmicos um compromisso, conforme já mencionado, de serem agentes transformadores de suas respectivas realidades para a preservação de um equilibrado desenvolvimento social

Desta forma, o curso foi concebido e organizado obedecendo rigorosamente a legislação vigente, que fixa as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo do curso jurídico, privilegiando, ao mesmo tempo, a pesquisa e as práticas simuladas. Apresenta em seu último ano o eixo “Novos Direitos” que revela ao aluno novos desdobramentos de áreas que vêm ganhando força no mercado de trabalho. O Curso atende aos requisitos legais e terá duração de 5 anos com carga horária total de 3.900 horas.

Duração: 5 anos

Carga horária: 3.900 horas


Para acessar os valores de 2018,Valores




Para acessar a estrutura curricular do curso,Credenciamento da Faculdade


A partir das diretrizes explicitadas anteriormente, o currículo do Curso de Direito foi organizado em três grandes blocos a saber:
a) Núcleo de Formação Fundamental;
b) Núcleo de Formação Profissional;
c) Núcleo de Formação Prática, Pesquisa e Estudos Integradores.
Os períodos letivos (módulos) organizam-se em torno de 4 (quatro) Eixos Temáticos a saber:
a) Direito e Construção do Conhecimento – correspondendo aos dois primeiros módulos;
b) Direito e Relações Sociais – terceiro ao quinto módulo;
c) Direito e Relações Econômicas – sexto ao oitavo módulo;
d) Novos Direitos – nono e décimo módulos.

Assim, o futuro bacharel deverá apresentar sólida formação fundamental, sócio-política, técnico-jurídica, prática, contextualizada e ética. Deverá ser um prático do direito, mas também um pesquisador da Ciência Jurídica, sendo que, em ambas as dimensões, deverá ser um profissional comprometido, cujo perfil delineie-se como:

• Bacharel em Direito que saiba estabelecer a relação entre teoria e prática, configurando-se como profissional com competências e habilidades para atuar no campo jurídico, bem como atuar na carreira docente, mediante qualificação em especializações e cursos de pós-graduação.

• Bacharel em Direito qualificado para obter a aprovação no Exame de Ordem da OAB e exercer a advocacia, com visão crítica e consciência sociopolítica.

• Bacharel com visão interdisciplinar do Direito adequando sua formação profissional às necessidades do mercado de trabalho e às diversas realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.

• Bacharel com possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias e capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de preocupar-se em conservar o equilíbrio do ambiente;

• Bacharel com uma visão interdisciplinar do Direito, compreendendo-o como um fenômeno sociopolítico e ético e não apenas como um conjunto de normas positivadas.

• Cidadão com constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.

Avaliação de Aprendizagem
A avaliação do desempenho do aluno é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas.
Os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação são propostos pelos professores, aprovados no colegiado de curso e coordenadorias respectivas, respeitadas as normas gerais estabelecidas no Regimento do Curso.
São considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem os exercícios escritos, atividades práticas, de campo e pesquisa, relatórios, projetos, provas, testes e outros, realizados pelo aluno em cada disciplina.
O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três) etapas, devendo o aluno cumprir ao menos duas, obtendo média 06 (seis):

  • Avaliação da Aprendizagem 1 - A1
  • Avaliação da Aprendizagem 2 - A2
  • Avaliação da Aprendizagem 3 – A3

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