.

Pesquisa

Um dos eixos que definem a existência das Instituições de Educação Superior (IES) e seu papel social é constituído pelas práticas da investigação científica que, ao lado da atividade do ensino e de extensão, representam um motivo maior da vida acadêmica. Este tripé - ensino, pesquisa e extensão - é o que proporciona a articulação entre teoria e prática e garante o princípio científico que deve permear o ensino da Educação Superior. 

Na Faculdade Internacional Signorelli, a pesquisa desempenha papel fundamental na produção,  consolidação e disseminação do conhecimento, garantindo o princípio da indissociabilidade do ensino da pesquisa e da extensão.    

Concebida como um “princípio educativo e científico”, a pesquisa está presente em todas as disciplinas e atividades dos cursos, e busca o permanente diálogo com a realidade no sentido de assegurar a qualidade educativa do projeto pedagógico em ação.
De acordo com este princípio básico, a pesquisa na FISIG visa ampliar o conhecimento, bem como orientar e articular esta produção às demandas concretas da sociedade como forma de intervenção possível na realidade, buscando a superação de seus problemas mais prementes.

Esta perspectiva busca, simultaneamente, oferecer uma formação profissional conectada com os problemas que emergem dessa realidade e às demandas do progresso científico e tecnológico.

 A iniciação científica, desta forma, oferece subsídios para o desenvolvimento do perfil reflexivo e investigador dos formandos sobre a realidade, através do estímulo à criação de projetos próprios em acordo com as questões do cotidiano, que se apresentam como desafios a serem solucionados, promovendo a produção intelectual e a capacidade crítica de assegurar a qualidade educativa do projeto pedagógico em ação.

As atividades de pesquisa da Faculdade Internacional Signorelli objetivam a:

-consolidação de uma comunidade científica por meio da produção acadêmica;

-investimento na elaboração de programas de apoio, orientados pela referência da qualidade dos seus processos e dos seus resultados, avaliados por pares internos e externos;

-produção do saber voltado para a construção de uma sociedade mais humana e justa, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia.


LINHAS DE PESQUISA
1 - Gestão de Sistemas de Educação a Distância
Sub-áreas de Pesquisa:
  Sistemas  de Gestão da  Educação a Distância;
Tecnologias para  Educação a Distância;
Processos de Ensino-Aprendizagem em Educação a Distância;
Processos de Formação Docente em Educação a Distância.
2 - Internacionalização do Ensino Básico e Superior na Educação Brasileira
  Sub-Áreas de Pesquisa:
A Dupla Titulação do Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli e a Universidade de UnCuyo e  Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso;
Mobilidade Estudantil nas Carreiras de Graduação;
Mobilidade Estudantil de Alunos da Educação Básica do Colégio Internacional Signorelli.
3 - Educação
  Sub-Áreas de Pesquisa:
Sociedade, Educação e Cidadania;
Escola, Projeto e Práxis Pedagógica;
Ação Docente em Sala de Aula;
Práticas Pedagógicas e Formação do Educador;
Tecnologias Educacionais.
4 - Administração
  Sub-Áreas de Pesquisa:
Gestão de Tecnologia, Inovação e Competitividade;
Planejamento Estratégico;
Gestão de Recursos Humanos;
Finanças Corporativas;
Avaliação de Empresas;
Gestão de Marketing.




O Diretor de Ensino Superior, Prof. Luiz Annunziata, participou das Jornadas de Investigação e Pós-graduação da UNCuyo, de 04 a 08 de outubro, no Centro de Cultura do Governo da República Argentina em Mendoza.
Com o objetivo de melhorar integralmente o Sistema de Ciência Técnica e Pós-graduação Stricto sensu, foram apresentados trabalhos selecionados de especialistas latinoamericanos.

Representando a Faculdade Internacional Signorelli, o Prof. Annunziata apresentou o trabalho sob o tema: “Movimientos ambientalistas y sus aspectos interdisciplinarios en la educación ambiental en la enseñanza brasileña”.
Para o Diretor, o evento foi um momento de integração da educação latinoamericana, possibilitando intercâmbios de ideias e experiências relacionadas à construção do conhecimento na implementação dos nossos Programas de Internacionalização.


  • Invitación Jornadas SeCTyP 2010 -
  • Programa General Jornadas SeCTyP 2010 -
  • Nota Exposicion Oral -

Programa de Iniciação à Pesquisa Científica

Foram abertas as inscrições para o processo seletivo referente a Projeto de pesquisa em outubro de 2011, sendo selecionada a pesquisa:

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR: SISTEMA PRISIONAL
Professora Orientadora : Prof. Ms. Solange Brito de Azevedo
Aluna: Shirley Dal Ponte
Curso: Pedagogia
Duração: fevereiro de 2012 a dezembro de 2012

Em fevereiro de 2012 foram abertas as inscrições para o processo seletivo referente a Grupo de Pesquisa para o Curso de Administração.

  • Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação à Pesquisa -
  • Formulário de Proposta de Projeto de Pesquisa -
  • Orientações para Inscrição do PIPC. -

INFORMAÇÕES:
Coordenação de Pesquisa: Profª. Dra. Stella Luiza Moura Aranha Carneiro
Telefone: (21) 3312-3033
E-mail: pesquisa@signorelli.srv.br
Endereço: Rua Araguaia, 03 - Freguesia - Jacarepaguá
CEP: 22760 - 401 - Rio de Janeiro - RJ



Localizada a 100m da Linha Amarela, com salas de aula e laboratórios climatizados e equipamentos de multimidia.





Acompanhe os intercâmbios realizados pela Faculdade, na UNCuyo em Mendoza / AR.

Convênios

Associações

Associação Brasileira de Educação Associação Brasileira de Educação à Distância Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior Associação Brasileira de Psicopedagogia Associação comercial do Rio de Janeiro

Faculdade Internacional Signorelli
Rua Araguaia, 03 - Freguesia - Jacarepaguá

CEP: 22745-270 - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 3312-3038 / 3312-3012
© Copyright Signorelli 2008