.



Pós Graduaçăo em Magistério do Ensino Religioso

Indicada e recomendada pela Cúria Metropolitana de Sebastiăo do Rio de Janeiro.

A utilizaçăo dos jogos no ensino das Cięncias

Atividade Desenvolvida com os estudantes do 1ş período do Curso de Pedagogia
Orientaçăo da Profa. Dra. Lúcia Amin
Data: 18 de abril de 2013
Tema do trabalho : “A utilizaçăo dos jogos no ensino das Cięncias”, os alunos criaram jogos educativos, com escolha de um tema para as séries do 1ş ao 5ş ano, os grupos participaram jogando e avaliando os diversos grupos.

Aula Magna 2013.1

A abertura do ano letivo de 2013 da Faculdade Internacional Signorelli foi realizada com a Aula ministrada pelo palestrante Prof. Dr. Marcelo David, juiz do Tribunal Marítimo e especialista em Direito Internacional Público e Privado, com a temática: A Importância da Internacionalizaçăo do Ensino Superior.

No seu pronunciamento o Dr. Marcelo David destacou aos estudantes ingressantes dos Cursos de Administraçăo e Pedagogia a importância da internacionalizaçăo na educaçăo no mundo globalizado.

Congresso Internacional de Educaçăo a Distância

O 17ş Congresso Internacional de Educaçăo a Distância organizado pela ABED – Associaçăo Brasileira de Educaçăo a Distância aconteceu , este ano, em Manaus entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro.
O tema foi: A Grande Conversaçăo: Diferentes formas de aprender, conteúdos variados e tecnologias diferenciadas – Interaçăo com Diversidade.
O Grupo Educacional Signorelli foi representado pelas professoras Céri Amaral, diretora do CEAD que ministrou o minicurso Autorizaçăo de um Curso – uma questăo de gestăo e pela ProfŞ. Maria Cecília Galvăo, tutora do CEAD que apresentou um relato experięncia sobre uma plataforma de aulas digitais.



Faculdade Internacional Signorelli, através dos estudantes do Curso de Pedagogia, realizou no sábado (19/11/11), a Açăo Pedagógica: "A Pedagogia no Mundo Mágico da Educaçăo Infantil", onde foram realizadas Contaçőes de Histórias em Salas Temáticas (Alice no País das Maravilhas e Pequena Sereia) em que os estudantes de Pedagogia, caracterizados de acordo com os personagens infantis, dramatizaram de forma interativa com o público que contou com a presença do Corpo Docente da Faculdade, Tutores, estudantes dos Cursos de Pedagogia e Administraçăo e convidados externos (entre eles, várias crianças!). Neste dia aconteceram oficinas de Dobradura, Dedoche, Reciclagem, Escultura de Balăo, Desenho e Pintura Corporal.
As atividades deste dia se encerraram com um Show Infantil caricaturado pelo Astro da Criançada: "Papy Poppy" que alegrou, dinamizou cantando e encantando os coraçőes!!!
Os estudantes do Curso de Pedagogia desenvolveram açőes lúdicas que contribuem no desempenho infantil. A prática pedagógica em açăo foi contruída a muitas măos no acreditar de uma Educaçăo qualitativa, crítica e transformadora.


A Coordenaçăo de Extensăo e Assuntos Comunitários da Faculdade Internacional Signorelli promoveu no dia 24 de setembro, o Dia de Açăo Social Signorelli.
Um dos objetivos alcançados neste evento foi oportunizar o congraçamento de todos que, de alguma forma, puderam contribuir para a formaçăo da conscięncia social da comunidade interna, em prol do atendimento ŕqueles que necessitam. Tivemos também como proposta, uma açăo pela vida saudável em harmonia com a sociedade, năo exclusivamente do bairro, mas também dos jovens discentes tanto da Faculdade como do Colégio Internacional Signorelli.
Entendemos todos que, participar de uma açăo social, faz com que lembremos que somos mais do que simples estudiosos, pesquisadores, alunos, professores..., somos na verdade cidadăos responsáveis pela vida em sociedade.




O 17ş Congresso Internacional de Educaçăo a Distância organizado pela ABED – Associaçăo Brasileira de Educaçăo a Distância aconteceu , este ano, em Manaus entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro.
O tema foi: A Grande Conversaçăo: Diferentes formas de aprender, conteúdos variados e tecnologias diferenciadas – Interaçăo com Diversidade.
O Grupo Educacional Signorelli foi representado pelas professoras Céri Amaral, diretora do CEAD que ministrou o minicurso Autorizaçăo de um Curso – uma questăo de gestăo e pela ProfŞ. Maria Cecília Galvăo, tutora do CEAD que apresentou um relato experięncia sobre uma plataforma de aulas digitais.



No dia 27 de agosto, das 9h ŕs 13h, foi realizada a segunda parte da Oficina de Webaula.
O objetivo foi capacitar o corpo de tutores para uma melhor atuaçăo na gravaçăo de nossas webaulas.
Tivemos a presença de Carlos Eduardo Dias Lopes, graduado em produçăo audiovisual, com especializaçăo em produçăo executiva, direçăo de TV e vídeo. O mais importante desta oficina foi a possibilidade de gravarmos, no nosso estúdio, pequenos esquetes, que servirão como "cases" para a construçăo do nosso conhecimento.





Foi em clima de Educaçăo corporativa, poesia e emoçăo, que transcorreu a Aula Magna do 2ş semestre da Faculdade Internacional Signorelli.

O ambiente da cerimônia foi ornamentado pela Prof.Ş Fátima Soler com arranjos de flores e Claudia Bernardi, Assessora de Relaçőes Internacionais, foi a responsável pela apresentaçăo do evento.
Iniciando a cerimônia, a ProfŞ Mônica Pereira, Vice- Presidente do Grupo Educacional Signorelli deu as boas vindas aos alunos calouros da Faculdade com uma breve mostra da estrutura e dos veículos de comunicaçăo disponíveis na Instituiçăo.

Em seguida, o Prof.ş Luiz Anunziatta, Diretor da Faculdade, falou sobre a importância de realizarmos nossos sonhos.

O discurso foi ilustrado por um vídeo produzido pelo NUPEDE- Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional.

A convidada da noite, a ProfŞ. Andréa Silveira, Diretora Superintendente do Grupo Educacional Signorelli, proferiu a Aula Magna versando sobre Educaçăo Corporativa. Sua brilhante explanaçăo destacou o papel do Pedagogo e do Administrador nas empresas contemporâneas, aprimorando e atualizando seus funcionários, sempre com a perspectiva do conhecimento ser transmitido com a velocidade do mundo globalizado, da necessidade da pluralidade de habilidades do gestor, a chamada visăo 360ş da corporaçăo, e da busca constante por resultados com o apoio do setor de Recursos Humanos.

Finalizando a noite com poesia, o grupo OPA - Operaçőes Poéticas, um dos projetos do Projeto Grăo, nosso parceiro em diversas atividades, nos presenteou com uma linda performance.

O grupo estará conosco, uma vez por semana, em horário a ser divulgado, conduzindo oficinas de poesia.

Desejamos sucesso aos novos alunos nessa empreitada!



Em 13 de agosto foi realizado o Encontro do Programa de Atualizaçăo Continuada - PAC com a realizaçăo da palestra:
Técnicas de Comunicaçăo - A arte de argumentar com objetividade.

Palestrantes:
Guilhermine Miziara - FVG
Valnei Faria - FVG



Foi realizada em 4/8/11 a palestra Técnicas de Comunicaçăo
A Arte de Argumentar com Objetividade, que foi proferida pelos professores da FGV Guilherme Miziara e Valnei Faria.




Os 2 alunos que obtiveram bolsas integrais para o 2º semestre de 2011.
Em Pedagogia - Marco Antonio Chaves 9.32
Em Administração - Larissa Dias Valle de Souza - 9.01
Confira  ainda a relação dos 3 maiores CRs dos cursos de Administração e Pedagogia no 1º semestre de 2011.

PEDAGOGIA
MARCO ANTONIO CHAVES DE ALMEIDA - CR: 9.32
RENATA RIBEIRO PEREIRA - CR: 9.26
GENICELLE CARNEIRO COSTA COLCHONE - CR: 9.09

ADMINISTRAÇÃO
LARISSA DIAS VALLE DE SOUZA - CR: 9.01
ADRIANA FERREIRA DE OLIVEIRA - CR: 8.99
GISELLE DE OLIVEIRA RABELO - CR: 8.96

Faculdade Internacional Signorelli presente no 1ş Forum de Educaçăo Jurídica da Regiăo Norte.

Promovido pelo Conselho Federal da OAB, aconteceu na cidade de Porto Velho/RO o primeiro Fórum Regional de Educaçăo Jurídica.
Estiveram presentes no FÓRUM o Diretor de Ensino Superior da Faculdade Prof. Luiz Annunziata e os Coordenadores do Curso de Direito Professores Manoel Messias Peixinho e Margareth Bacellar de Freitas, apresentando o Projeto do Curso Direito da Faculdade Internacional Signorelli para a Comissăo Nacional de Educaçăo Jurídica da OAB.

Dando continuidade ao Projeto de Apoio ao Orfanato Santa Rita de Cássia e articulando as atividades de ensino e extensăo, a Coordenaçăo de Extensăo e Assuntos Comunitários em consonância com a Coordenaçăo de Estágio da Faculdade Internacional Signorelli promoveram no dia 20 de junho, a Festa Junina junto com os estudantes do curso de Pedagogia.

Os objetivos dessa atividade foram amplamente alcançados, uma vez que além de despertar nos alunos o sentimento de solidariedade e amor ao próximo, promoveu o desenvolvimento de atividades que evidenciaram a atuaçăo do pedagogo e a implementaçăo de atividades típicas brasileiras no espaço social institucional.

Festa Junina no Orfanto Santa Rita de Cássia


Faculdade Internacional Signorelli  estréia no Campeonato Universitário do Estado do Rio de Janeiro

Em 11 de junho a equipe de Futsal  masculino da Faculdade, comandado pelo técnico Saulo Tolhedo e pela Coordenadora de Educação Física Elizabeth Marques, realizou sua estréia na quadra da APM em Sulacap contra a UERJ.

O próximo jogo será realizado no dia 02 de julho, também na APM, contra a equipe da UNIVERCIDADE.

Ainda há vagas para a seleção de atletas.
Contamos com a presença de todos  para prestigiar nossa equipe.



Foi inaugurada em 14 de junho a nova Sala de Estudos ProfŞ Idalina Meirelles. A sala é uma extensăo da Biblioteca Waldyr Lima e está localizada no 2ş andar da Unidade Araguaia.
Na cerimônia estiveram presentes a Presidęncia do Grupo, Diretorias, Coordenadores, Assessores, Professores, familiares da homenageada e uma turma de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli.



Em comemoração ao Dia do Pedagogo foi realizada  pela Coordenadora do Curso de Pedagogia  da Faculdade Internacional Signorelli - Profª Msc. Solange Brito a Oficina de Tangran para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Internacional Signorelli.



Foi realizado em comemoração ao Dia do Pedagogo no Espaço Cultural Quality, o painel com temática abordando: O papel do Pedagogo como gestor em todo o processo administrativo, pedagógico, comunitário e no gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais.
O relato de experiências contemplou de forma brilhante, as efetivas ações do fazer do pedagogo nos âmbitos público e privado desde a educação infantil até o ensino superior, destacando a importância do trabalho integrado e seus resultados qualitativos. Finalizando o evento foram sorteados exemplares do 2º Volume da Revista Científica Internacional Signorelli.


Palestrantes convidadas

Prof.ª Solange Brito de Azevedo
Mestre em Educação
Coordenadora do Curso de pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli

Prof.ª Maria de Fátima Aucar Soller
Mestre em Psicologia Escolar
Coordenadora de Estágio da Faculdade Internacional Signorelli

Márcia Maria de Souza Rocha
Diretora da Creche Municipal – Luzes do Amanhã – Cidade de Deus




O Grupo IGES parabeniza nosso estudante da Faculdade Internacional Signorelli - 1º Período de ADM - Anderson Marques Campeão da Copa Brasil realizada em Brasília no período de 21 a 23 de abril de 2011.
 Como Campeão do  torneio,  conquistou o direito de participar da seletiva do PANAMERICANO a ser Realizado na Cidade de Guadalajara no México.

Parabéns Anderson, pela qualidade  e excelência em seu desempenho - primeira colocação




Foi realizada em 24 de março de 2011 a Aula Magna do 1º semestre letivo da Faculdade Internacional Signorelli.
O palestrante convidado foi  o  Prof. Dr. Francisco Muscará da Universidade Federal de Cuyo,  que proferiu a palestra “Perspectivas Educacionais para o Ensino Superior no Mercosul”. Antes da palestra foram apresentados um vídeo institucional sobre a Internacionalização do Ensino Superior no Brasil, produzido pela Faculdade e pelo NUPEDE (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional), e uma atividade cultural de dança contemporânea - coreografia de Tango Instrumental apresentada pela Professora de dança do Grupo Internacional Signorelli, Flavia Rodrigues e pela estudante do Programa de Mobilidade Acadêmica, Leonor Villar.



Representada pelo Presidente do Grupo Educacional Signorelli, Prof. Ms.Hércules Pereira, a Faculdade Internacional Signorelli participou do Painel: “Oportunidades y Desafíos de la Educación Universitaria em Argentina y Latinoamerica en el siglo XXI”.
O encontro de investigação científica teve a presença de alunos do programa de Doutorado em Educação, docentes e estudantes de graduação da UNCuyo e abordou o papel das Universidades, o que está sendo feito e o que ainda precisa ser desenvolvido para que as Instituições da América Latina tenham prestígio, qualidade e estejam adequadas ao mundo contemporâneo.
O evento foi realizado na Universidade Federal de Cuyo – Mendoza - Argentina em 25/01/11.



A aluna Renata Ribeiro Pereira do curso de Pedagogia da Faculdade obteve o maior CR do 2º semestre de 2010.

Como prêmio foi contemplada com uma bolsa integral para o 1º semestre de 2011.
Parabéns da Família Signorelli.

Na foto: Sheila Mello - Coordenadora de Ensino Superior, Profª Ms. Solange Brito - Coordenadora do curso de Pedagogia, Renata Pereira - Aluna Premiada e Prof. Ms Luiz Annunziata - Diretor de Ensino Superior.



Foi realizada em 23 de dezembro de 2010 no Clube Campestre da Caixa Econômica Federal, na Freguesia, a festa de enceramento do Grupo Signorelli.
A festa começou ŕs 9h com a participaçăo dos filhos dos funcionários e encerrou ŕs 18h, com o Papai Noel distribuindo presentes ŕs crianças.

Programaçăo do Evento:

  1. Churrasco;
  2. Apresentaçăo dos Grupos de Dança do Orfanato Santa Rita de Cássia e do Colégio Internacional Signorelli;
  3. Show da Bateria e da Passista da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá;
  4. Sorteios e entrega de presentes aos funcionários;
  5. Premiaçăo do funcionário do ano, escolhido pelos participantes do Grupo Signorelli.
    A eleita foi Cátia Nicalson, que recebeu um Net Book.

O Planejamento Estratégico do Grupo Educacional Signorelli 2010 /2011 foi realizado em Cabo Frio – Peró entre os dias 19, 20 e 21 de novembro.

Participaram do PE as Equipes Diretivas do Grupo, da Faculdade, do Colégio e as Assessorias da Presidência.
Na ocasião foram traçadas as metas que nortearão as atividades do ano letivo de 2011.

Estiveram em nossa Instituiçăo a Professora Alejandra Guillén e a aluna de Pedagogia Paula Roitman. Ambas săo da Facultad de Educación Elemental y Especial da UNCuyo (Mendoza – Argentina) e vieram para dar continuidade ao Projeto de Boas Práticas Acadęmicas.
A aluna Paula, em fase final do curso de Pedagogia, fez suas práticas com alunos do Colégio Internacional Signorelli e a Profa. Alejandra desenvolveu seu projeto com a turma de 3ş período do curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli, além de participar de reuniőes sobre internacionalizaçăo do ensino e de palestras sobre o ensino na Argentina.



Os professores Luiz Annunziata - Diretor de Ensino Superior, Maria Céri da Silva Amaral – Diretora da Educação a Distância, Rita Borges - Coordenadora de Pesquisa e Marcos Mellos – Coordenador da Pós-Graduação, estiveram presentes no 16° CIAED para a apresentação de trabalhos científicos, divulgação da Revista Científica Internacional em EAD, e participação nas palestras e mesas redondas que abordaram a  integração dos elementos que compõem o fenômeno denominado EAD em distintas visões, nacionais e internacionais.

Como ingredientes básicos da EAD, foram destacados: conteúdo (o conhecimento em si e o seu arranjo eficaz), apoio ao aluno (tanto pelos profissionais, professores e tutores, quanto pela tecnologia), e a certificação do conhecimento.

A Diretora de Educação a Distância e a Coordenadora de Pesquisa apresentaram um trabalho científico sob o tema:
 “A Gestão das Práticas Pedagógicas em EAD: Construção do Material Didático, Mídias Integradas e Conteúdos Educacionais como elementos centrais em apoio aos alunos”.
No evento foi destacada a importância da “filosofia da instrução e aprendizagem” e a constante reavaliação da pesquisa, garantindo sua atualização e divulgação.





A cerimônia foi apresentada em português e espanhol pelo Diretor da Faculdade Internacional Signorelli, Prof. Luiz Annunziata Neto, e pela Assessora de Relações Internacionais, Cláudia Bernardi. Foram expostos os Projetos de Extensão pelo Coordenador Prof. Fábio Rehin, entre os quais o “Projeto Grão” muito bem explicado por sua idealizadora, a Juíza Thelma Fraga.
Também esteve presente o Padre Sebastião da Paróquia Nossa Senhora do Loretto, que leu uma parábola bíblica e deu uma benção aos convidados.

No evento também houve o lançamento da Signorelli - Revista Científica Internacional em EAD e os pronunciamentos do Presidente e da Vice-presidente do Grupo Educacional Signorelli, Hércules e Mônica Pereira.




Em 26/08/10, integrantes do Grupo Educacional Signorelli, engajados em projetos de internacionalização, reuniram-se para ouvir a exposição da Profa. Dra. Maria Emília Ortiz sobre o tema.
Representando a Facultad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo de Mendoza – Argentina, a Professora tratou sobre dupla-titulação entre Brasil, Argentina e Chile, Intercâmbios Culturais, Mobilidade Acadêmica para alunos e professores, globalização, entre outros.
O encontro significou um grande avanço na caminhada de nossa Instituição pela Internacionalização, um de nossos mais fortes princípios.




Em 22 de maio de 2010, dando continuidade às ações do Programa de Atualização Continuada – PAC,
aconteceu mais uma reunião organizada pala Diretoria de Ensino Superior.
Participaram do encontro a Equipe Diretiva do Grupo, 21 Tutores e 11 professores. Os palestrantes foram o Prof. Luiz Annunziata, Diretor de Ensino Superior da Faculdade, a Profª Maria Céri, Coordenadora do Centro de Educação a Distância - CEAD e a Profª Rita Borges, Coordenadora de Pesquisa da Faculdade.

Promover discussões permanentes e a formação de grupos de estudos, foi o objetivo do evento, o que muito contribuirá para o aprimoramento das potencialidades  de nossos projetos , que se evidenciarão, com excelência,  no processo avaliativo do Ministério da Educação que se aproxima.




A Faculdade Internacional Signorelli realizou a Aula Magna do 1º período de 2010 no dia 8 de março.
A cerimonia aconteceu nos auditórios do Quality Shopping com a presença da Presidencia, Diretorias, Coordenações, Professores e Estudantes dos cursos de Administração e Pedagogia.

A Profª. Thereza Penna Firme, proferiu uma brilhante palestra versando sobre o tema "O Desafio da Avaliação no Cenário das Múltiplas Inteligências".
Por ser o Dia Internacional da Mulher a Profª. Mônica Pereira Vice-Presidente do Grupo Signorelli leu uma mensagem e o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional exibiu um vídeo comemorativo.




Em 27, 28 e 29 de novembo de 2009, estiveram reunidos para o Planejamento Estratégico de 2010 no hotel Riverside , em Petrópolis, integrantes do Grupo Educacional Signorelli.
Em seguida foram estudados os cenários interno e externo que se apresentam para 2010 e em após, traçados os objetivos que nortearão as ações do Grupo para este ano.




Em 21 de setembro de 2009 foi realizada a Aula Magna da Faculdade Internacional Signorelli.
A cerimônia teve a presença da Presidência, Vice e Diretores do Grupo Educacional Signorelli, professores, alunos e funcionários da Faculdade, autoridades e convidados.
A Palestrante da noite foi a Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Profa. PhD. Lia Ciomar de Faria, que brilhantemente abordou o tema A Formação Humana no Século XXI.
Após a Aula Magna, que também contou com a benção do Padre Saraiva da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, aconteceu um coquetel em comemoração.




A Faculdade Internacional Signorelli realizou no dia 25 de junho a 1ª Mostra de Profissões e Mercado de Trabalho.
Contamos com a participação da comunidade interna e externa.
O evento teve como objetivo esclarecer duvidas sobre as diferentes profissões e seu acesso ao mercado de trabalho aos jovens do ensino médio.


Alguns Comentários:

“A palestra dada pelo delegado Adriano foi espetacular! Ele soube como se colocar muito bem e mostrar os benefícios da sua profissão que tanto sofre preconceito”.

Aluna do Colégio Internacional Signorelli – Rafaella de Oliveira “ A Terapeuta conseguiu nos apresentar várias técnicas para escolher a nossa profissão.”

“Tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho atual, e também suas muitas exigências, foi uma palestra indispensável.
Muito boa as palavras ouvidas”.



Momento da visita da comissão do INEP/MEC visando a autorização do curso de Administração.



Localizada a 100m da Linha Amarela, com salas de aula e laboratórios climatizados e equipamentos de multimidia.





Acompanhe os intercâmbios realizados pela Faculdade, na UNCuyo em Mendoza / AR.

Convênios

Associações

Associação Brasileira de Educação Associação Brasileira de Educação à Distância Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior Associação Brasileira de Psicopedagogia Associação comercial do Rio de Janeiro

Faculdade Internacional Signorelli
Rua Araguaia, 03 - Freguesia - Jacarepaguá

CEP: 22745-270 - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 3312-3038 / 3312-3012
Š Copyright Signorelli 2008